Um casal, ainda não identificado, foi flagrado imitando macacos durante uma roda de samba na noite de sexta-feira, 19, na Praça Tiradentes, na região central do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu durante uma apresentação do grupo musical Pede Teresa. O líder do grupo afirmou que registrará um boletim de ocorrência nesta segunda-feira, 22.
Nas imagens, o homem e a mulher andam em círculos, fazem gestos de coçar a cabeça e emitem sons que remetem a macacos. A atitude foi imediatamente condenada como racista pelos presentes. O músico Alex Oliveira dos Santos, dono do grupo Pede Teresa, afirmou que ainda não foi possível identificar a dupla: “Parece que eles são argentinos que estão aqui a passeio. Nós vamos tomar as providências para investigar esse crime que eles cometeram”, declarou Santos em entrevista ao UOL.
Notícias Relacionadas
Justiça condena professora que afirmou que cabelo de estudante negra estava 'cheirando mal'
Filho do rapper Rael sofre racismo no mercado Pão de Açúcar
A produção da roda de samba também se pronunciou nas redes sociais, repudiando a atitude do casal. “Uma cena dessa é absolutamente inaceitável no Pede Teresa. Recebemos este vídeo hoje (sábado) cedo e o nojo toma conta de nossos pensamentos e palavras. Nojo. Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba”, escreveram os organizadores.
A gravação foi feita por uma jornalista que estava no local e capturou o momento em que o casal, de forma ostensiva, começou a imitar macacos no meio da multidão. O caso está gerando grande repercussão nas redes sociais e entre os ativistas antirracismo.
Notícias Recentes
Lázaro Ramos anuncia "Na Nossa Pele", continuação do best-seller "Na Minha Pele"
20 de janeiro: Dia de Martin Luther King Jr.