Reconhecida com o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carolina Maria de Jesus e sua contribuição intelectual pela literatura são temas do novo curso Uma Revolução Chamada Carolina, promovido pelo biógrafo da escritora, Tom Farias.
O curso online celebra o legado da escritora mineira que completaria 107 anos no próximo dia 14 de março. Serão quatro encontros diários, entre os dias 23 e 26 de março, conduzidos pelo jornalista e escritor Tom Farias, autor da biografia Carolina, indicada ao Prêmio Jabuti em 2018. As inscrições para o curso estão abertas na plataforma Diaspora.black
Notícias Relacionadas
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Reconhecida internacionalmente pela obra Quarto de Despejo, Carolina tem ganhado mais visibilidade pela sua ampla obra que abrange também peças de teatro, músicas, além de romances ainda inéditos. O material inédito está sendo revisado por uma equipe de pesquisadores, que inclui a escritora Conceição Evaristo, e deve ser publicado em breve, segundo a editora Companhia das Letras.
“A proposta é destacar aspectos pouco conhecidos da obra e da personalidade de Carolina, e principalmente valorizar a sua intelectualidade. Ela promoveu uma revolução não apenas na literatura, mas na sociedade como um todo, ao expor uma leitura profunda sobre a desigualdade e exclusão latentes no País”, avalia o professor e biógrafo, Tom Farias.
Catadora de material reciclado, moradora da favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, Carolina escrevia em pedaços de papel encontrados no lixo as reflexões sobre sua condição social como mulher negra, favelada e mãe solteira de dois filhos. Antes de morar em São Paulo, foi doméstica, babá e cozinheira em fazendas e casas de família em Minas Gerais, onde nasceu.
O curso abordará aspectos da formação e família de Carolina Maria de Jesus, antes da chegada a São Paulo, em 1937, levada pela família para quem trabalhava como doméstica. Também serão abordados elementos da escrita e sua peregrinação para publicar os primeiros textos, e também Quarto de Despejo, e o sucesso que mudou a sua trajetória.
Autor da biografia e professor do curso, Tom Farias é jornalista e crítico literário, sempre dedicado à pesquisa sobre personalidades negras na literatura brasileira, para destacar a relevância histórica de figuras como Cruz e Souza, Lima Barreto, entre outros.
Os encontros acontecem sempre às 19h, ao vivo, e os participantes recebem declaração de participação. O curso online integra a programação de experiências online promovidas pela Diaspora.black, que realiza a curadoria e oferece mais de 80 atividades online para o público vivenciar os legados da cultura negra de todo o mundo.
Notícias Recentes
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
FOTO 3X4: Valéria Monã, Animadora Cultural, Atriz, Coreógrafa e Diretora de Movimento