A história inspiradora de Maria Odília Teixeira, a primeira médica negra do Brasil, virou documentário. Chamado de ‘Quem é essa mulher?’, a obra estreia nos dias 15 e 16 de junho na Mostra Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
Dirigido pela cineasta soteropolitana Mariana Jaspe, vencedora do Kikito de Melhor Direção no Festival de Gramado 2023, o documentário é uma imersão na vida de Maria Odília, nascida em São Félix do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, dez anos antes da abolição da escravatura. Filha de um homem branco de família rica e uma mulher negra filha de uma ex-escravizada, Maria Odília desafiou as barreiras de seu tempo e tornou-se uma figura histórica relevante.
Notícias Relacionadas
Trump assina ordem executiva que libera documentos sobre investigação da morte de Martin Luther King Jr.
Juiz absolve estudante acusada de injúria racial alegando “perturbação mental” por uso de álcool e drogas
“Trazer a trajetória de Maria Odília para as telas é essencial para desconstruirmos uma historiografia colonizada e construirmos algo nosso, brasileiro. Meu desejo é que o filme ajude a traçar um retrato complexo e profundo de personagens históricos negros, oferecendo novas perspectivas e possibilidades”, explica a diretora.
O filme é narrado através dos olhos de Mayara Santos, uma mulher negra da periferia de Salvador e mestra em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mayara desvenda a vida de Maria Odília, traçando paralelos entre suas próprias experiências e as da médica pioneira. A jornada de Mayara e Maria Odília se entrelaça, revelando lutas e conquistas comuns a ambas, mesmo separadas por um século.
Filmado em cinco cidades baianas, o documentário captura a essência da Bahia, não apenas como cenário, mas como um elemento vivo que permeia toda a narrativa. Um dos pontos altos é a entrevista com o filho primogênito de Maria Odília, que tinha 100 anos na época da gravação e faleceu pouco depois, adicionando uma camada profunda de emoção e urgência à história.
Mayara Santos compartilha sua conexão pessoal com a história: “Para mim, este é o encontro da minha vida. Esta jornada me presenteou com tantas pessoas, lugares e sensações, que considero um verdadeiro privilégio. Esse filme é um sonho”, afirma a pesquisadora.
Fernanda Bezerra, CEO da Maré Produções Culturais, destaca o compromisso da produtora em contar histórias significativas: “Esse filme diz muito sobre nosso propósito como produtora e sobre as personagens que queremos levar ao conhecimento do grande público.”
‘Quem é essa mulher?’ é apresentado pelo Ministério da Cultura e Drogaria SP, com o patrocínio da Bayer e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Notícias Recentes
'Milton Bituca Nascimento' ganhará sua primeira exibição pública na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Restaurantes de chefs negros para celebrar o Aniversário de São Paulo