Depois de ter sua estreia, que estava marcada para o dia 14 de janeiro de 2021, adiada no ciclo Cinema de Urgência de Lisboa, devido ao novo confinamento em Portugal, o filme “Olhares sobre o racismo” está assim disponível para o público em geral, gratuitamente, através do YouTube.
O documentário foi produzido numa parceria conjunta entre a ‘SOS Racismo’ e a revista online, ‘BANTUMEN’. O filme está finalmente disponível no canal da organização SOS Racismo Portugal e foi assinado por Eddie Pipocas, Bruno Cabral e Dércio Ferreira.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
O documentário expõe as fragilidades de uma sociedade portuguesa, minada pelo racismo ancorado nos diversos pilares sócio-políticos lusitanos. O filme condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para a causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal.
Maria Gil, ativista cigana, Sinho Baessa da Associação Cavaleiros de São-Brás, Xullaji, músico e engenheiro de som, Jéssica Bruno do Núcleo Anti-Racista de Coimbra, Lúcia Furtado da associação Femafro, entre outras personalidades ativas na luta pela igualdade e equidade social e institucional de pessoas racializadas, participaram no filme.
A expectativa é que o documentário, num cenário pós-pandemia, possa vir a ser exibido em várias sessões em diversas cidades portuguesas, ao longo do ano, com debates em torno da problemática do racismo.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil