A notícia do desligamento de Manoel Soares da TV Globo, divulgada nesta sexta-feira (30), pegou muitos de surpresa. Como um carismático apresentador do programa matinal ‘Encontro’, ele construiu uma trajetória significativa junto à emissora carioca. A seguir, apresentamos alguns dos momentos marcantes da carreira desse talentoso profissional.
Desemprego e início de carreira
Durante uma entrevista ao podcast PodPah no ano passado, Soares compartilhou uma parte marcante de sua vida, revelando que enfrentou períodos difíceis e chegou a viver em situação de rua após deixar a Bahia e se mudar para o Rio Grande do Sul, no final dos anos 1990. Ele relatou que, devido ao desemprego e às circunstâncias adversas, ele e seu irmão foram deixados sem recursos e acabaram sem ter onde morar.
Notícias Relacionadas
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
“O emprego que a gente recebeu caiu e ficamos sem nada. Meu irmão, que foi junto comigo [para Porto Alegre], voltou. Virei morador de rua”, disse ele. “Na zona norte tem um viaduto e eu comecei a dormir ali, deitava ali umas onze da noite, cinco da manhã os caminhões começavam a roncar”, explica. “Fiquei uns quatro meses [na rua]”.
RBS TV
Após enfrentar os desafios da vida nas ruas, Manoel Soares trilhou um caminho resiliente e diversificado antes de investir na área da comunicação. A oportunidade de entrar no mundo da televisão aconteceu quando Manoel foi contratado para trabalhar num programa de Hip-Hop na TVE. Depois, na RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, ele foi contratado como jornalista.
Profissão Repórter e Encontro com Fátima Bernardes
Em 2009, Manoel Soares começou a trabalhar no programa ‘Profissão Repórter’. Ele realizou uma série de ações para a atração jornalística até 2016. No ano seguinte, ele passou a trabalhar como repórter do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Depois, de 2019 a 2022, Soares atuou como apresentador do programa ‘É de Casa’.
Encontro
Em julho de 2022, Manoel assumiu o programa ‘Encontro’ ao lado de Patrícia Poeta. Ele também realizou outros trabalhos paralelos dentro da TV Globo, mas sua presença no matinal da emissora era de grande destaque e referência enquanto comunicador negro. “Fico muito feliz quando algumas pessoas me mandam fotos dizendo que seus filhos acham que são o Manoelzinho e que param na frente da tevê para assistir ao Encontro. Eu acho que isso é algo fundamental“, disse o profissional em 2022.
Notícias Recentes
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Artistas brasileiros constroem uma linguagem e estética únicas do afrofuturismo