A professora aposentada Diva Guimarães, que se destacou por seu relato comovente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2017, morreu no último sábado (11), aos 85 anos. A informação foi divulgada por familiares nas redes sociais e confirmada pelo serviço funerário de Curitiba (PR).
O velório será realizado na Capela Luto Curitiba, na capital paranaense, neste domingo (12), seguido pelo sepultamento. Diva ganhou notoriedade ao relatar sua trajetória como neta de escravizados durante uma mesa na Flip que tinha a participação do ator Lázaro Ramos, que lamentou o falecimento em suas redes sociais: “A nossa Diva partiu. Obrigada, dona Diva Guimarães, por todos os ensinamentos que a senhora me passou em cada encontro. Sei que você estará em um bom lugar e em paz. Até o final, a sua presença me ensinou alguma coisa, como, por exemplo, a importância da amizade. Ver suas amigas com a senhora, lhe apoiando, te levando alegria e conforto até o fim, foi emocionante demais. Obrigada por inspirar tantas pessoas com sua história. Sim, estou triste mas junto também tem a memória de todo o seu carinho, força e inspiração que sei compartilho com muitas pessoas”, escreveu o ator e diretor.
Notícias Relacionadas
Filmes com protagonismo negro mais aguardados de 2025 nos cinemas
Meta encerra programas de Diversidade, Equidade e Inclusão
Durante sua fala na Flip, em 2017, emocionada, Diva Guimarães descreveu como enfrentou o racismo e as dificuldades para se tornar professora, profissão que exerceu por quatro décadas: “Aos 6 anos, eu amadureci”, disse na ocasião, lembrando histórias contadas em sua infância que ilustravam o preconceito. O depoimento rendeu aplausos de pé da plateia e repercutiu amplamente nas redes sociais, alcançando milhões de visualizações em poucas horas. Em 2022, Diva participou do filme Medida Provisória, dirigido por Ramos, que a convidou para integrar o elenco.
A Flip também publicou uma nota de pesar, destacando o impacto da professora na edição de 2017, cujo homenageado foi Lima Barreto. “Sua voz corajosa e cheia de sabedoria ecoou por Paraty e pelo Brasil, marcando a importância da luta contra o racismo e pela igualdade”, diz o texto.
Notícias Recentes
Diva Guimarães, professora que emocionou o Brasil na Flip de 2017, morre aos 85 anos
Espetáculo "Benjamim, O Palhaço Negro" estreia com nova linguagem cenográfica em São Paulo