Termina no próximo domingo, 16, a “Semana do Macaco”, promovida pelo fundador da CUFA, Central Única das Favelas, Celso Athayde com o objetivo de diminuir os casos de racismo onde a vítima é comparada ao primata. Para eles, muitos negros são chamados de macacos, somente por ter a pele escura como chimpanzés e o “King Kong”. Como há macacos de outras cores, ele pede que seus amigos, via Facebook, troquem as fotos dos seus perfis pessoais por imagens de macacos brancos.
O cantor MV em sua página oficial do Facebook e a atriz Thalma de Freitas no seu perfil pessoal aderiram ao pedido que tem cara de campanha.
Notícias Relacionadas
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
“Não, não é um campanha. Só ganhou repercussão porque saiu no jornal O Globo, mas tem dado resultado porque tenho visto brancos postando fotos de macacos que se parecem com eles”, explica Athayde em entrevista ao site Mundo Negro.
Macacos nas escola municipais
O fundador da CUFA ainda disse que solicitou ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes que aderisse à campanha juntamente com seus filhos, mudando suas fotos no Facebook, e ainda faça junto as escolas municipais, ações onde as crianças “levariam a foto de um macaco que mais se parece com elas para apresentar para os coleguinhas”.
O Mundo Negro tentou um contato com o prefeito do Rio de Janeiro, mas não teve uma resposta até o fechamento deste texto.
Notícias Recentes
Mulher que cometeu racismo contra filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso é condenada a prisão em Portugal
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil