Wicked, adaptação cinematográfica do musical homônimo dirigida por Jon M. Chu, está encantando o público pelas atuações, números musicais que têm sido amplamente elogiados, além de oferecer um espetáculo visual. O filme, que estreou no dia 21 de novembro, conta a história que antecede o clássico O Mágico de Oz (1939) e aborda questões como aceitação, amizade e transformação pessoal. Parte do encantamento também tem os figurinos como destaque, eles foram cuidadosamente concebidos pelo aclamado figurinista Paul Tazewell.
Com mais de três décadas de experiência, Tazewell é conhecido por sua habilidade de contar histórias por meio de roupas. Ao longo de sua carreira, ele criou figurinos icônicos, como os de Hamilton (que lhe rendeu um Tony Award) e West Side Story (indicação ao Oscar). Em Wicked, ele volta a colaborar com Cynthia Erivo, que interpreta Elphaba, e Ariana Grande, que dá vida à Glinda.
Notícias Relacionadas
Mais de 50 personalidades e projetos voltados para sustentabilidade e diversidade na moda são reconhecidos durante o Fashion Futures 2024
Detalhes e magia: como Paul Tazewell recriou os looks icônicos de Wicked
Os figurinos de Tazewell refletem o crescimento emocional das personagens ao longo da trama. “O que eu queria ilustrar durante todo esse processo era o arco emocional delas ao longo do tempo. Os looks que eu tinha em muitos dos meus esboços são, no geral, o que seguimos, mas houve algumas mudanças na maneira como as coisas parecem e se encaixam. Eu queria que elas usassem espartilhos para dar uma silhueta definida e sinalizar aquele visual da virada do século. Você também tem que levar em conta a personalidade e o estilo dessas duas. Por exemplo, Cynthia queria ter um salto em sua bota e fazer esse salto crescer conforme ela amadurecia no filme”, contou o estilista.
Em uma entrevista concedida para a revista norte-americana, Essence, Tazewell falou sobre como Cynthia Erivo também se preocupou em homenagear a cultura negra através do figurino de sua personagem: “Eu me identifico diretamente com a personagem Elphaba por causa da marginalização que está escrita na história. Nós vemos como ela é vilipendiada por causa da cor de sua pele verde. Ter essa conexão para mim alimentou como eu queria que Elphaba fosse representada. Então para Cynthia isso carrega através de como ela quer representar a cultura negra. É incrível ver esse crescimento e como ela se empodera em um sentido para desafiar as probabilidades ou desafiar a gravidade porque ela aceita completamente quem ela é”.
“Grande parte de seu conjunto foi inspirado pela natureza, por causa de sua conexão e defesa dos animais. Além disso, usamos a natureza como uma forma de fundamentar seu visual, o que é um contraste em como seus poderes são usados”, destaca ao lembrar as inspirações para a criação do figurino da Bruxa Má d’Oeste.
Já Glinda, com seu estilo exuberante e inocente, é representada por trajes rosa inspirados na silhueta clássica de princesa das fadas. O “vestido bolha”, usado na chegada à Terra dos Munchkins, foi criado com tecidos leves e adornos que evocam delicadeza e leveza, uma assinatura do trabalho colaborativo entre Tazewell e a equipe de alfaiates.
O criador dos figurinos de Wicked ainda destaca sua paixão pelo trabalho e revelou que também explora suas conexões emocionais na criação de cada peça: “Tenho paixão por contar histórias por meio de roupas. Esse valor central alimenta todos os projetos em que trabalho. Sou influenciado pelos diretores e atores com quem colaboro. Trabalhando nessas produções, estou sempre interessado em explorar minha própria conexão visceral e emocional com cada peça e manifestar isso por meio dos looks que você vê no palco ou nos filmes”.
Notícias Recentes
Água e educação: Desigualdade racial marca acesso à água potável em escolas brasileiras
Nath Finanças lança projeto Creators Nath Play para democratizar a educação financeira