
O artista e designer Dih Morais, criador da marca homônima que une referências da cultura afro-brasileira a técnicas artesanais, se prepara agora sua estreia internacional no Fancy Africa 2025, evento que ocorrerá de 22 a 27 de setembro deste ano, em Maputo, Moçambique. Natural do Quilombo Barro Preto, em Jequié (BA), ele organizou uma campanha de financiamento coletivo para ajudá-lo a pagar os custos da viagem.
O convite surgiu após o sucesso de seu desfile autoral na Brasil Eco Fashion Week no ano passado, onde apresentou a coleção “Quilombo Barro Preto”. A proposta, que mistura moda e arte decorativa com elementos das religiões de matriz africana, chamou a atenção de curadores do evento africano, que tem como tema central a filosofia Ubuntu – “Eu sou porque nós somos”.
Notícias Relacionadas




Para custear a viagem e a produção necessária, Morais iniciou uma campanha de financiamento coletivo. Em suas redes sociais, ele reforça o significado simbólico da participação: “Levar nossa coleção para Moçambique é contar nossa própria história a partir de nossas raízes”, escreveu. O link da vaquinha, que busca arrecadar recursos para passagens, hospedagem e logística, está disponível em:https://www.vakinha.com.br/vaquinha/dih-morais-em-mocambique.
A marca Dih Morais Brand, criada em 2016, tornou-se um espaço de afirmação identitária, valorizando saberes tradicionais e o trabalho de mãos negras. “Queremos inspirar outros jovens de quilombos e periferias a verem que seus sonhos são possíveis”, afirmou o designer.
Notícias Recentes


