Após o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, comunicar que acionou a PGR e Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), na última quarta-feira, 28, para investigar o deputado federal bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) por declarações racistas proferidas durante uma entrevista em um podcast, o parlamentar fez uma postagem chamando o ministro de “analfabeto funcional” e “desonesto”.
Em entrevista ao podcast “Três Irmãos”, Gayer concordou com a absurda afirmação de que os povos africanos teriam um QI inferior ao dos macacos e de que os países da África são governados por ditaduras devido à suposta menor inteligência da população.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
Em resposta aos posicionamentos do deputado, Silvio Almeida publicou em suas redes sociais que “imunidade parlamentar não é escudo”: “Acabo de enviar ao Min. da Justiça, à PF, à Câmara dos Deputados e à PGR vídeo em que deputado federal bolsonarista faz ofensas discriminatórias a brasileiros e africanos, bem como a autoridades da República. A imunidade parlamentar não é escudo para quem pratica crimes”, disse.
Acabo de enviar ao Min. da Justiça, à PF, à Câmara dos Deputados e à PGR vídeo em que deputado federal bolsonarista faz ofensas discriminatórias a brasileiros e africanos, bem como a autoridades da República.
— Silvio Almeida (@silviolual) June 28, 2023
A imunidade parlamentar não é escudo para quem pratica crimes
Gayer respondeu ao posicionamento do ministro atacando-o ao dizer que: “Mais um pra provar que QI baixo é fundamental para apoiar ditaduras. Infelizmente temos um ministro analfabeto funcional ou completamente desonesto”.
A deputada Duda Salabert, do PTD de Minas Gerais, afirmou que entrará com um pedido de cassação contra Gustavo Bayer no Conselho de Ética da Câmara.
Na entrevista ao podcast “Três Irmãos” o deputado teria concordado com o apresentador Rodrigo Tiorró, quando ele disse: “Sabia que tem macaco com QI de 90? O QI na África é de 72. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população.”. Em seguida, Gayer responde: “Sim, eu vi isso aí.”.
Em outra fala polêmica no podcast, Gustavo Gayer também disse: “Aí você vai ver na África: quase todos os países são ditaduras. Quase tudo lá é ditadura. Democracia não prospera na África. Por quê? Para você ter democracia, é preciso ter o mínimo de capacidade cognitiva para entender o bom e o ruim, o certo e o errado”.
Gayer afirma que sua fala foi tirada de contexto.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil