Cuidar da pele e do cabelo é uma preocupação que muitas de nós temos de forma cotidiana. Mas nem sempre sabemos exatamente o que são os ingredientes que estão entrando em contato com nossa pele e cabelo, por exemplo. Mas se depender de marcas como a Nativa Ecocosméticos, esse desconhecimento vai ficar cada vez mais no passado.
Criada pela bióloga, fitoterapeuta e cosmetóloga Denize Nascimento, a marca busca valorizar ingredientes 100% nacionais, pequenos produtores e tem preocupação total com as embalagens e em não produzir resíduos que poluam o meio ambiente, por isso o nome Ecocosméticos.
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“Existem várias nomenclaturas por aí, como fitocosméticos, biocosméticos, mas eu trouxe o “eco” para dentro da cosmetologia porque eu acredito que não adianta eu trabalhar na formulação do produto, eu preciso me preocupar de onde vem a matéria prima, quem é o produtor, o que aconteceu naquele solo, como é o reflorestamento, então eu faço todo esse trajeto inverso, procuro esses produtores, essas cooperativas para fazer o dinheiro circular também entre produtores familiares”, explica Denize.
Como grande parte das mulheres negras, Denize não encontrava, no meio da cosmetologia natural, produtos que coubessem no bolso e servissem aos cabelos crespos e à pele ressecada no corpo e oleosa no rosto, características de Denize e de muitas outras. Foi aí, que durante a transição capilar e também da forma de consumir produtos de beleza, ela relembrou os cuidados de beleza ancestrais da avó, que era benzedeira.
“Então eu fui buscar aqueles conhecimentos da infância, de passar babosa no cabelo, óleo de coco. Coisas que estavam sempre próximas de nós, mas são uma novidade ancestral. Comecei a pesquisar muito sobre o que o cabelo crespo precisa, e aí comecei a presentear algumas pessoas da família, testar produto nas irmãs, e nas primas. E, em 2016, surgiu a Nativa Ecocosméticos”, relembra.
PRODUTOS
A Nativa produz desodorantes naturais, séruns capilares, geleias capilares e cremes multifuncionais, além de xampus, condicionadores e sabonetes sólidos. Todos com ingredientes brasileiros. Então, nada de óleo de argan ou manteiga de karité, mas a pesquisa intensa de matérias-primas brasileiras com certeza pode surpreender a clientela.
“Eu trabalho com matérias primas 100% brasileiras. Isso faz com que a gente consiga gerar renda pra cá e dar luz aos nossos produtos. Às vezes a gente acha um óleo marroquino maravilhoso, mas não conhece a manteiga de tucumã, nativa do nosso país. Também uso muito o óleo de pequi, típico do centro-oestem para ser utilizado no cabelo crespo e cacheado. Quero que as brasileiras conheçam e amem os compostos do Brasil”, deseja.
Além disso, uma grande aposta da marca é no consumo consciente, e na otimização de ingredientes, embalagens e espaço. É com essa proposta que nascem os cremes multifuncionais.
“Os cremes multifuncionais são cremes que têm mais de uma função. Eu não acredito na necessidade de existirem vários potes no seu banheiro. Então, ele é um condicionador em creme, um creme de nutrição e um creme para pentear. Então, já acabou aí com três potes no seu box. Fora que estamos falando de consumo consciente, então, você compra o que você precisa, e não vários produtos para várias coisas”, explica Denize.
Com um negócio totalmente guiado por um propósito maior, Denize acredita fervorosamente que o futuro das relações entre consumidores e marcas é a compra guiada pelos valores em comum.
“Acredito que as pessoas vão abraçar a causa com a qual aquela marca está dialogango. Penso que daqui a um tempo você vai escolher um produto não só pelo produto, mas por tudo que aquela empresa faz no mundo e faz por você”.
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