No último domingo, 01, Will Smith foi anunciado como uma das atrações internacionais que irão se apresentar no palco Sunset do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, dia 19 de setembro. O anúncio surpreendeu uma parte do público, principalmente os mais jovens que não acompanharam a trajetória musical do artista, que começou a carreira como rapper vencendo inúmeras premiações no mundo da música.
A carreira de Will Smith começa com a dupla de hip-hop DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince, composta por Will, no pseudônimo de Fresh Prince, e por seu amigo de infância DJ Jazzy Jeff (Jeffrey Townes) que em 1987 lançou seu primeiro álbum Rock the House. Eles seguiram com o álbum He’s the DJ, I’m the Rapper (1988), que se tornou um dos primeiros de hip-hop a alcançar a certificação de platina múltiplas vezes. Este álbum inclui o hit “Parents Just Don’t Understand”, que lhes rendeu um Grammy, sendo o primeiro Grammy concedido na categoria de Melhor Performance de Rap em 1989.
Notícias Relacionadas
Racionais MC's comemora 35 anos com exposição inédita e gratuita no Museu das Favelas
Brasil reduz pobreza em 2023, mas desigualdade racial ainda é alarmante
Outro grande sucesso foi “Summertime”, lançado em 1991 no álbum Homebase, e que garantiu mais um Grammy para a dupla. Nos anos 1990, Will Smith também iniciou sua carreira solo, paralelamente à sua ascensão como ator na série de TV “The Fresh Prince of Bel-Air”, que durou seis temporadas e também teve o amigo Jeffrey Townes no elenco. Em 1997, o artista lançou seu primeiro álbum solo, Big Willie Style, que incluiu hits como “Gettin’ Jiggy wit It”, “Miami”, a faixa tema do filme Men in Black, que venceu a categoria de Melhor Performance Solo de Rap em 1998. Em 1998, ele ganhou mais um Grammy na mesma categoria com a música “Gettin’ Jiggy wit It”.
Além dos prêmios Grammy, Will Smith também acumula premiações no MTV Video Music Awards, NAACP Image Awards, World Music Awards e Billboard Music Awards. No American Music Awards (AMAs), ao lado do DJ Jazzy Jeff, venceu como ‘Melhor Artista Rap/Hip-Hop, em 199. Em 1992, a dupla levou o prêmio de Melhor Álbum Rap/Hip-Hop por Homebase. Já em 98, ele foi reconhecido como Melhor Artista de Rap/Hip-Hop. Em 1999, foi um dos grandes premiados da cerimônia, vencendo nas categorias Álbum de Pop/Rock Favorito, Artista Masculino e Álbum Favorito na seção Soul/Rhythm and Blues.
Ele seguiu com o álbum Willennium (1999), que também teve sucesso comercial, destacando-se com faixas como “Wild Wild West” e “Will 2K”. Ao longo dos anos 2000, Will Smith continuou a lançar músicas, embora tenha se concentrado mais em sua carreira de ator.
Confira os prêmios acumulados por Will Smith na música
Grammy Awards
- 1989: Melhor Performance de Rap por “Parents Just Don’t Understand” (com DJ Jazzy Jeff) – Este prêmio foi o primeiro Grammy concedido na categoria de rap.
- 1992: Melhor Performance de Rap em Dupla ou Grupo por “Summertime” (com DJ Jazzy Jeff).
- 1998: Melhor Performance Solo de Rap por “Men in Black” (da trilha sonora do filme MIB).
- 1999: Melhor Performance Solo de Rap por “Gettin’ Jiggy wit It”.
American Music Awards (AMAs)
- 1989: Favorite Rap/Hip-Hop Artist (com DJ Jazzy Jeff).
- 1992: Favorite Rap/Hip-Hop Album por Homebase (com DJ Jazzy Jeff).
- 1998: Favorite Rap/Hip-Hop Artist.
- 1999: Favorite Pop/Rock Male Artist.
- 1999: Favorite Rap/Hip-Hop Album por Big Willie Style.
MTV Video Music Awards (VMAs)
- 1989: Best Rap Video por “Parents Just Don’t Understand” (com DJ Jazzy Jeff).
- 1998: Best Male Video por “Just the Two of Us”.
- 1998: Best Video from a Film por “Men in Black”.
NAACP Image Awards
- 2000: Outstanding Music Video por “Wild Wild West”.
- 2000: Outstanding Male Artist.
World Music Awards
- 1999: World’s Best-Selling Pop Male Artist.
Nickelodeon Kids’ Choice Awards
- 1999: Favorite Male Singer.
- 1999: Favorite Song por “Wild Wild West”.
Billboard Music Awards
- 1999: Top Hot 100 Artist.
Notícias Recentes
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Médico recém-formado é condenado a pagar R$ 550 mil por fraude em cotas raciais na UFAL