Um dos principais desenhos infantis nacionais voltados para crianças negras, “Hora do Blec”, vai ganhar um espetáculo. O espetáculo “Hora do Blec – Sonhos” estreia sua temporada no próximo sábado (05) no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Rio de Janeiro, e estará em cartaz durante todo mês de agosto.
Criado em 2020 por Yasmin Garcez e David Junior, “Hora do Blec” conta a história do pequeno Blec, um menino de nove anos que cresceu em uma família muito afetiva e guarda consigo uma habilidade muito especial. Ele possui um talismã mágico, um pente garfo que fica na sua cabeça e quando ele solta ativa seus superpoderes e ganha uma coroa, o seu black power. O desenho busca trazer mais protagonismo negro nas produções nacionais e ajudar na autoestima da criança com mais representatividade e conhecimentos sobre sua cultura.
Notícias Relacionadas
Nos EUA, 'Sing Sing' se torna o primeiro filme a estrear simultaneamente nos cinemas e nas prisões
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Em um Brasil multiétnico, familiar e afetivo, a peça teatral “Hora do Blec – Sonhos” acompanha o pequeno Blec na sua aventura pela sustentabilidade do ambiente e das relações. A fadinha Lara acompanha nosso herói, junto com seus pais e seus amigos Yayá, Yuki e Basquiat, e também narra a trama. A fada também traz um questionamento importante para o público: Você sonha? A história vem para mostrar que sonhar pode mudar o nosso destino e o do mundo.
A montagem une dramaturgia, representatividade, música, incluindo o álbum “Planeta Blec”, para atrair e estimular o público infantil. O cenário conta com projeções e foram confeccionados bonecos grandes com cores fortes para dar mais vida aos personagens e ao imaginário do público.
Para ajudar ainda mais na identidade auditiva, os atores vão interpretar os papéis dublando a voz dos intérpretes do desenho, que conta com Emicida, David Junior e Yasmin Garcez, entre outros. “Ver este projeto saindo do papel é a realização de um sonho que, ao mesmo tempo, reforça em nós a sensação de que queremos e precisamos fazer muito mais pelas crianças de hoje e para as que estão por vir”, disse Yasmin Garcez.
Para a criadora, “Hora do Blec” vem para revolucionar. Desde o lançamento, o projeto já foi usado como material de educação antirracista nas escolas e as músicas já alcançaram mais de 70 países. “Crescemos assistindo imagens dos mascotes das personagens da Disney, então porque não fazer com os nossos aqui do Brasil também? É uma representatividade que importa muito para todos. E, ainda assim, o público pode esperar muito ineditismo e amor! Estamos trazendo a revolução para o universo infantil com muito carinho”, reforça Yasmin.
“Queremos ver o protagonismo negro em muitos outros projetos infantis que não só o nosso, nutrindo a autoestima dos jovens e futuros adultos desse mundo. Todo adulto um dia foi criança, e nossa intenção é que essa criança interior em cada um seja influenciada pelo nosso projeto e contribua para um mundo melhor através de si e da educação de seus filhos. É preciso dar às crianças uma perspectiva de vida movida pelo amor antes da dor. Adiar a chegada do racismo na vida delas e contribuir ao máximo pra que ele nunca chegue”, finaliza David Junior.
O espetáculo é dirigido por Orlando Caldeira e pelo dramaturgo Rafael Calça, “Hora do Blec – Sonhos”, estreia no próximo sábado (05), às 16h, no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz até o dia 27 de agosto. Os ingressos custam R$ 80 a inteira, e R$ 40 a meia-entrada. Os ingressos estão disponíveis aqui.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada