Curta ‘Corpo Preto’ expõe negligência no atendimento médico a pacientes negros

0
Curta ‘Corpo Preto’ expõe negligência no atendimento médico a pacientes negros
Imagem: Reprodução

No dia 1 de abril, o Instituto Yduqs e o Instituto de Educação Médica (IDOMED) lançaram o curta-metragem “Corpo Preto”, uma produção baseada em relatos reais que expõe o racismo nos serviços de saúde do Brasil. O filme, disponível no YouTube, aborda as microagressões e a negligência enfrentadas por pacientes negros, evidenciando disparidades no atendimento médico que impactam diretamente sua qualidade de vida.

Dirigido por Nany Oliveira, o curta acompanha a jornada de um homem negro, interpretado por César Mello, vítima de negligência médica, usando recursos visuais como desfoque para simbolizar a invisibilidade imposta a esses pacientes. A obra é inspirada em pesquisas do projeto MEDIVERSIDADE, iniciativa do Instituto Yduqs e IDOMED que promove a inclusão de diferentes etnias e realidades sociais na formação médica. Dados do Conselho Federal de Medicina (2023) mostram que apenas 3% dos médicos no país são negros, refletindo uma desigualdade que se estende ao tratamento oferecido a essa população.

Notícias Relacionadas


Estudos citados no projeto revelam que pacientes negros esperam, em média, 10 minutos a mais para serem atendidos, têm consultas 47% mais curtas em comparação a pacientes brancos e menor acesso a exames de imagem, como raio-X. Além disso, o tempo entre diagnóstico e cirurgia é 6,7 dias maior para negros, o que pode comprometer prognósticos e sobrevida.

O lançamento ocorreu no Cinema Estação do Shopping da Gávea (RJ), seguido de um debate com a médica Amanda Machado, do Núcleo de Inclusão do IDOMED, e mediação de Annelise Passos, da Artplan. A campanha incluirá exibições em cinemas, ativações com influenciadores e palestras sobre letramento racial.

Paralelamente, foi lançado o livro “Nigrum Corpus – Um estudo sobre racismo na medicina brasileira”, com depoimentos reais e análise de vieses na formação médica. A obra será distribuída em faculdades de medicina, visando capacitar futuros profissionais no combate ao racismo institucional.

“‘Corpo Preto’ é um relato emocionante que traz visibilidade a um problema que pessoas negras enfrentam diariamente no Brasil: o tratamento desigual em serviços médicos”, afirma Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs. “O Mediversidade provoca um debate sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais inclusiva. Estamos transformando a prática médica para formar profissionais preparados para cuidar de todas as vidas.”

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display