
Presença marcante na cultura alimentar brasileira, o café é o foco do projeto ‘Café e Tradição‘, que une o conhecimento técnico sobre o grão aos saberes dos povos tradicionais e de matriz africana em aulas gratuitas realizadas nas cidades Paulista e Recife, em Pernambuco. (Inscrições aqui)
O projeto foi idealizado por Sulamita Santos, barista, chef de cozinha e produtora cultural reconhecida pela valorização da herança afro-indígena e sua relação com a culinária. O ‘Café e Tradição’ busca fortalecer o vínculo entre ancestralidade e mercado. “Nosso objetivo é compartilhar técnicas, informações e a importância da tradição do mundo do café na nossa cultura alimentar brasileira, fortalecendo a prática ancestral em um mercado que cresce cada vez mais”, afirma Sulamita.
Notícias Relacionadas



A formação oferece um curso livre de iniciação ao café especial, a mais alta categoria de qualidade, com aulas em terreiros de Candomblé e de Jurema Sagrada, além de uma torrefação. Os encontros abordam temas como origem, cultivo, classificação, torra e extração do grão, promovendo uma imersão que conecta a bebida às tradições religiosas e culturais. Os participantes também aprendem, na prática, os segredos por trás da xícara perfeita.
São duas turmas gratuitas em outubro e novembro, a primeira já com inscrições abertas até amanhã, 8 de outubro.
Programação e vagas
Cada turma do Café e Tradição terá 20 pessoas, com vagas preferenciais para pessoas pretas, comunidades de terreiro, LGBTQIAPN+, periféricas e em situação de vulnerabilidade – uma ação que promove a representatividade e a formação de profissionais qualificados em café nestas populações.
O primeiro grupo recebe inscrições até 08/10 por formulário no perfil de Instagram do projeto @cafe_e_tradicao. As aulas acontecem nos dias 11, 18 e 22 de outubro, na seguinte programação:
- 11 e 18/10, das 13h às 17h – Casa de Candomblé Ilê Asé Alàdá Méjì Olà Opó Ewê Ilê, no Paulista
- 22/10, das 16h às 19h – Café e Livraria Jaqueira, Recife Antigo
A segunda turma, com inscrições no início de novembro também pelo Instagram do projeto, tem dois encontros em outro espaço religioso:
- 15 e 22/11, das 13h às 17h – Casa de Jurema Sagrada Axé Tanidé, no Paulista · 26/11, das 16h às 19h – Café e Livraria Jaqueira, Recife Antigo
As duas primeiras aulas de cada turma trazem a história, cultivo, qualidade e extração do café. O babalorixá Assis Oluaféfé vai abordar o grão no seu contexto religioso; já o barista e chef George Luis conduz uma oficina prática em seis métodos de preparo de café. O curso também terá harmonizações da bebida com comidas inspiradas no canjerê dos pretos velhos, a exemplo dos bolos manuê e de milho, tapioca, banana cozida, batata doce e mandioca. A última sessão traz uma experiência de torra de café especial e extração do espresso.
Quem faz o Café e Tradição
Sulamita Santos
Atua desde 2017 com cultura alimentar e as influências da diáspora africana na comida. Sulamita é produtora cultural, chef de cozinha e barista, e está à frente da cozinha itinerante Cabocla Delícias. Em 2024, ela foi palestrante na Semana Internacional do Café, o maior evento do setor no país. No Paulista, Sulamita coordena o projeto “Nossos Passos Vêm de Longe”, que já ensinou mais de 500 estudantes da rede municipal sobre cultura alimentar e ancestralidade, e integra o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial.

Assis Oluaféfé
Babalorixá do Ilê Asé Iyá Mi Kunlé Akoloyá – Casa das Duas Rainhas, possui mais de 30 anos de atuação em iniciativas sociais e culturais. É escritor premiado pela plataforma Wattpad em 2016 com a obra “Orun-Aiyê: Guerra Santa”, educador social, cozinheiro de terreiro, produtor cultural, pesquisador das religiões afro-indígenas, fundador e diretor do Ponto de Cultura Movimento Sociocultural Manajé. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 2023 pela FEBRAICA e integra o Conselho de Política de Promoção da Igualdade Racial do Paulista.

Chef George Luis
George Luis é barista profissional, instrutor em cursos de cozinha e de formação de baristas no SENAC-PE, sommelier de cervejas pelo Instituto Ceres, especialista em cuisine à la bière (cozinhando com cerveja) e consultor. De Recife, com raízes fincadas também no sertão, tem como grande ideal oferecer uma experiência gastronômica que seja capaz de fixar memórias através da harmonização entre comidas, bebidas, cultura e sentimentos.

Locais das aulas
- Casa de Candomblé Ilê Asé Alàdá Méjì Olà Opó Ewê
Rua Tailândia n 1791 Pau Amarelo, Paulista
- Casa de Jurema Sagrada Axé Tanidé
Rua Hosana Alves do Nascimento N° 1002 Janga Pernambuco
- Café e Livraria Jaqueira – Unidade Recife Antigo
Rua Hosana Alves do Nascimento 1002 para a R. Me. de Deus, 110 – Recife, PE, 50030-030
Notícias Recentes


