
A B3, uma das maiores bolsas de valores do mundo e principal infraestrutura do mercado financeiro no Brasil, está promovendo a capacitação de pequenos empreendedores de comunidades da periferia e do interior de São Paulo com o curso “Educação Financeira pra Empreendedores”. A iniciativa é realizada em parceria com a Boogie Naipe e a Planejar, e teve sua primeira turma formada na sede da B3, com a formatura ocorrida na última segunda-feira (21).
Notícias Relacionadas



Ao todo, 28 empreendedores, sendo 6 homens e 22 mulheres, de setores diversos como moda, alimentação, serviços, cosméticos e beleza participaram das aulas online gratuitas. O objetivo foi aprimorar a gestão financeira dos negócios locais para fortalecer a sustentabilidade e o crescimento dessas iniciativas.
“A educação financeira é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. Ao capacitar pequenos empreendedores, a B3 contribui para a sustentabilidade de seus negócios e os transforma em multiplicadores que compartilham o conhecimento adquirido com suas redes de relacionamento. Assim, promovemos a inclusão e o fortalecimento econômico”, afirma Marina Naime, gerente de educação da B3.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre planejamento financeiro, controle de gastos, formação de preços, financiamentos, gestão de dívidas, comportamento financeiro e planejamento para o futuro. Além disso, cada empreendedor contou com acompanhamento individual de profissionais certificados CFP®, o que permitiu um suporte personalizado.
“Este olhar personalizado tem o potencial de transformar não apenas os números, mas o comportamento das pessoas. Neste projeto, os planejadores financeiros CFP® atuaram de forma voluntária para ampliar o alcance deste atendimento de excelência e gerar impacto”, comenta Thais Pessoa, coordenadora de conscientização financeira da Planejar.
Diante do sucesso da primeira edição, B3, Boogie Naipe e Planejar já planejam abrir uma segunda turma para empreendedores da periferia em setembro de 2025, desta vez ampliando o alcance para profissionais do estado do Rio de Janeiro.
“Os empreendedores aprendem a organizar melhor seus negócios, entender indicadores financeiros e planejar o crescimento. Educação financeira é essencial para um desenvolvimento econômico mais sustentável, precisamos falar e saber movimentar o dinheiro. Dinheiro é energia e movimento”, conclui Rachell Brasil, curadora da trilha de empreendedorismo da Boogie Naipe.
Notícias Recentes


