
A família de Preta Gil anunciou, na quarta-feira (23), que o corpo da cantora será cremado, atendendo a um de seus desejos. Por não ser uma prática comum entre os adeptos do candomblé, a decisão surpreendeu muitas pessoas.
Existe uma simbologia de que o corpo é o início de tudo. Em entrevista ao Mundo Negro, o babalorixá Rodney William contou que existe uma história em que a orixá “Nanã deu a Oxalá o barro para moldar nossos corpos. Eles teriam feito um acordo de que no momento da morte esse corpo seria devolvido à sua origem, ou seja, à Terra. Por isso, muitos defendem que nós do candomblé não podemos ser cremados.”
Notícias Relacionadas



No entanto, apenas no candomblé, há diferentes nações e tradições, e de acordo com o próprio babalorixá, “não existe nenhuma proibição formal”, sobre a cremação dos corpos, e “cabe à família decidir o que fazer”.
A morte não existe para as religiões de matriz africana. Em uma entrevista recente à revista Quem, o babalorixá de Preta Gil, conhecido como Pai Celinho, falou sobre a espiritualidade da cantora e os preparativos para a volta ao Orum – um lugar sagrado, onde o espírito se junta aos seus ancestrais e aos Orixás para uma vida eterna.
“Preta foi cuidada espiritualmente. A primeira casa que ela fez alguma obrigação foi no Gantois, em Salvador, mais ou menos com 15 anos. Também faço parte do Gantois [terreiro em Salvador] e nos foi acordado, por Mãe Carmem, que ela seria cuidada por mim, pelo Ilé Ase Obalúwáiyé Jagun”, explicou.
Preta Gil era filha de Oxum, e embora não tenha sido iniciada – seguindo uma tradição do candomblé para os filhos de santo, Pai Celinho explica que isso não significa que ela foi menos abençoada.
“Uma pessoa que teve todo esse processo, essa pessoa está evoluindo. O espírito dessa pessoa está evoluindo. Ela entra num processo de evolução muito rápido, principalmente por ter sido uma doença terminal. Então, ela está muito bem neste momento”, afirmou.
O Mundo Negro tentou entrar em contato com o Pai Celinho, mas não teve retorno até o fechamento da matéria.
Notícias Recentes


