‘Cozinhando Histórias’: espetáculo idealizado pela chef Deni Correa celebra a gastronomia e a cultura quilombola

0
‘Cozinhando Histórias’: espetáculo idealizado pela chef Deni Correa celebra a gastronomia e a cultura quilombola
Chef Deni Correa (Foto: Rosano Mauro Jr.)

O espetáculo “Cozinhando Histórias”, idealizado pela chef de cozinha e griot Deni Correa, será apresentado nos dias 20 e 21 de junho, às 10h e 16h, no Centro Cultural Casa de Vó, em Chapada dos Guimarães (MT). A proposta une culinária, contação de histórias e música em uma experiência cênica e sensorial que celebra os saberes da comunidade preta local, com ênfase nos descendentes do Quilombo Lagoinha de Baixo.

Filha de Vó Chica — parteira e benzedeira falecida aos 108 anos e reconhecida como patrimônio imaterial de Mato Grosso — Deni Correa transforma receitas, memórias e histórias em dramaturgia. A ideia é criar conexões entre o público e as tradições afro-brasileiras por meio da comida, da palavra e da ancestralidade.

Notícias Relacionadas


As artistas chapadenses Paula Biul e Jenifer Costa assinam a dramaturgia e atuam como contadoras de histórias. Amigas desde a infância, as duas iniciaram suas trajetórias artísticas lado a lado e agora se reencontram no palco com esse projeto, reafirmando os laços entre irmandade, memória coletiva e arte preta.

O processo de criação durou seis meses e envolveu pesquisa, laboratórios e ensaios, culminando em quatro apresentações gratuitas que combinam contação de histórias, cozinha ao vivo e música. Todas as sessões acontecem no Centro Cultural Casa de Vó.

Todo o espetáculo contará com tradução simultânea em Libras, realizada pelas próprias contadoras de histórias. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir do dia 10 de junho na plataforma Sympla. Mais informações podem ser acompanhadas pelos perfis no Instagram: @denicorrea_ e @casadevocentrocultural.

Além do espetáculo, o projeto também realiza a oficina “Cozinhando Sonhos”, voltada para estudantes, educadores e profissionais da educação. Inspirada na tradição dos griots africanos, a atividade propõe reflexões sobre letramento racial, valorização da oralidade e práticas pedagógicas antirracistas. A oficina será realizada em uma escola da periferia de Chapada dos Guimarães e oferecerá 20 vagas, com prioridade para pessoas pretas, LGBTQIAPN+ e PCDs.

Toda a trajetória será registrada no documentário “Cozinhando Histórias, Panela Preta”, que acompanha os bastidores do projeto e os relatos coletados ao longo das ações, ampliando a preservação e a visibilidade da cultura alimentar e afetiva da comunidade preta local.

O projeto “Cozinhando Histórias” foi contemplado pelo edital “Identidades”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display