O Mundo Negro errou em publicar a matéria com a chamada “Bloco Ilê Aiyê desiste de flexibilizar a presença de pessoas brancas no aniversário de 50 anos no Carnaval 2024“, na manhã desta sexta-feira (3). A informação havia sido confirmada pela coluna do Marrom no jornal Correio, mas o presidente Antônio Carlos Vovô disse em nota que houve um erro de interpretação. “Em respeito à luta e a tradição do Ilê, nestes 50 anos, ainda não é chegada a hora dessa abertura”.
Em entrevista no poscast Bahiacast em fevereiro, Vovô já havia dito que pensou nessa possibilidade. “Acho que o Ilê vai ser o primeiro bloco cotista. Não sei como é que vai ser”, brincou. O apresentador responde com outra brincadeira: “Vai ser sucesso, notícia mundial. ‘Ilê coloca cotas para brancos'”. Em seguida, o presidente do bloco afirma que as pessoas brancas só querem estar no Ilê durante o Carnaval. “Passa Quarta-feira de Cinzas volta tudo ao normal, cada um pro seu lado”.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
O bloco Ilê Aiyê publicou uma nota de esclarecimento no Instagram, afirmando que nunca havia oficializado a entrada de pessoas brancas. “Ao levar a imagem e a ideologia do bloco Ilê Aiyê para o mundo nos últimos 49 anos, o presidente da entidade Antônio Carlos Vovô tem plena certeza do quanto a história e a luta do Ilê Aiyê revolucionaram e vem revolucionando a mentalidade de pretos e brancos do Brasil e de fora dele. Dessa consciência e vivência surgiu a reflexão sobre um dia atender os inúmeros pedidos de brancos que gostariam de desfilar no Ilê Aiyê, e esse é o pano de fundo para as últimas declarações dadas por Vovô para o podcast Bahiacast e para a Coluna de Marrom”, iniciam o texto.
“O bloco Ilê Aiyê esclarece que ao considerar tal possibilidade – que veio à tona sobretudo com a intenção de levantar a reflexão sobre um enaltecimento do bloco muitas vezes restrito ao período do Carnaval – o presidente Antônio Carlos Vovô em nenhum momento afirmou ser essa uma decisão oficial do bloco”, ressalta a organização. E completa: “Em 2024, o Ilê Aiyê completa 50 anos de trajetória e, mais do que nunca, esse será o momento de honrar suas conquistas”.
Para encerrar, o bloco esclarece sua posição oficial em relação às pessoas brancas. “Serão sempre bem-vindos nas festas, shows e ensaios do bloco. Mas o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo”.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas