Apesar da frustrante atuação da FIFA em casos de racismo, eis que chega mais uma copa, a de Catar, que começa neste domingo, 20, e nossos olhos sempre ficam atentos à presença negra dentro dos campos.
Acompanhando a febre dos álbuns de figurinha tão populares nesse período, a faculdade Zumbi dos Palmares lançou um álbum totalmente dedicado aos jogadores negros: o álbum antirracista. Impresso em quantidades limitadas, o álbum pode ser impresso (clique aqui), e preenchido com as figurinhas da editora Panini.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Nas páginas do álbum, para além das figurinhas, há informações importantes sobre a contribuição desses atletas negros para a história do futebol mundial.
Cada página do álbum representa um país onde é possível aprender mais sobre a contribuição dos jogadores negros que jogaram ou jogam, pela seleção ou clubes locais.
“Este álbum foi criado, não para falar dos casos de racismo que estão na mídia, mas para enaltecer as conquistas dos jogadores que fizeram e seguem fazendo seu nome no futebol”, diz o Prof. José Vicente Reitor, Diretor-geral da Faculdade Zumbi dos Palmares.
O projeto da Zumbi ainda inclui uma petição para que a FIFA exclua países com casos de racismo em aberto envolvendo o esporte de seu torneio em 2026.
Saiba mais detalhes aqui: http://www.albumantirracista.com.br/
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada