“Eu trabalhava no ‘bancão’, no setor de banco e varejo. Eu queria mudar de área, então comecei a fazer uma reestruturação profissional e a olhar para o setor de investimentos”, conta Débora Almeida da Silva, 36, aprovada na primeira turma do Vem Transformar da XP.

Na primeira edição da qual Débora fez parte, com início em março deste ano, o programa tinha como objetivo formar e capacitar profissionais autodeclarados pretos e pardos para atuar como agentes autônomos de investimentos, com o objetivo de ampliar a diversidade no mercado financeiro.

“Eu estava visando uma área que me desse mais longevidade profissional, com uma característica de ser especialista e que eu pudesse trabalhar com isso até eu me aposentar”, detalha. Débora concluiu o programa e logo foi contratada, está trabalhando como assessora na Squad Investimentos, escritório parceiro da XP.

Ex-contadora Debora Almeira (Foto: Arquivo pessoal)

O programa, atualmente em sua segunda edição, não exige experiência prévia na área, e tinha como foco profissionais interessados em ingressar no mercado financeiro ou em busca de transição de carreira.

A profissão de agentes autônomos ou assessor de investimentos é uma das mais promissoras do Brasil. Segundo dados da Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores), que concede uma das certificações necessárias para atuar na área, atualmente já são mais de 17 mil agentes autônomos em atuação no país – o número é o triplo dos 5,5 mil certificados em 2018.

Débora é formada em Ciências Contábeis e tem especialização em controladoria de finanças. Neste seu novo momento profissional, enxerga novos desafios.

Às vezes ela ouve que poderia indicar investimentos para a família, mas entende que precisa ser uma abordagem diferente do que acontece com pessoas que possuem poder aquisitivo. “Eu também vim de uma família bem humilde, de operários, não tem ninguém rico na família”, conta.

Débora reforça o quanto o programa fez a diferença na sua trajetória profissional. “Eu super recomendo para quem queira mudar de carreira. É um aprendizado a mais e o mercado exige muito de todo mundo. E nós sabemos o quanto é mais difícil para a gente. A gente muda a história das pessoas que estão à nossa volta também. Se torna referência”, acrescenta.

Programa Vem Transformar com inscrições abertas (Foto: Arquivo pessoal)

PROGRAMA VEM TRANSFORMAR, EXCLUSIVO PARA MULHERES NEGRAS, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Para quem quer tentar uma nova carreira, como a Débora, uma boa notícia. Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Vem Transformar.

Nesta edição, são 100 vagas exclusivas para mulheres autodeclaradas pretas e pardas e a carreira é para a Assessoria de Investimentos da própria XP.

Durante o programa, as profissionais passarão por uma trilha de treinamento e desenvolvimento com capacitações em educação financeira e investimentos que vão prepará-las para a atividade profissional.

As inscrições estão abertas até o dia 05 de outubro. Inscreva-se no site: https://pages.beamery.com/xpinc/page/vemtransformar

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments