Criada com objetivo de levar representatividade ao mercado fitness, a plataforma de exercícios ConecteSe Club Fit busca conectar pessoas com profissionais negros que atuam no ramo. Além de reunir profissionais de saúde, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista e educadores físico negros, o projeto visa elevar a autoestima dos usuários e resgatar a ancestralidade, por meio da valorização da identidade negra a exemplo dos programas de Dança Afro e a Capoeira.
De acordo com a idealizadora, Tati Sacramento, a ideia surgiu quando ela percebeu a falta de referências negras e teve que lidar com a dificuldade de ocupar esse espaço, dominado por pessoas brancas. Por isso, desenvolveu uma plataforma com diversos programas formado exclusivamente por profissionais negros. Sobre a escolha das atividades de cunho ancestral, Tati explica: “Foi uma forma nada sutil de mostrar a beleza de nossa cultura e que ela está acessível. Que ela está aí e deve ser valorizada, praticada e jamais esquecida”.
Notícias Relacionadas
Carga mental: 55% das mães assumem sozinhas as decisões do lar mesmo com parceiros
Desenvolvimento de doenças autoimunes estão relacionadas ao auto-silenciamento de mulheres negras
Segundo Jedjane Mirtes, professora de dança e Educação Física, o uso da dança de origem africana é uma maneira de reconhecimento da base cultural do país, esquecida por anos.“A partir do momento que esse corpo é educado a entender que faz parte de uma história que foi baseada em três culturas, mas tem contribuição da sua cor, da sua pele, na sua estrutura social, isso vai começando a representar muito mais. Então, o que deveria ser só um exercício, se torna um encontro de identidade”, ressalta a instrutora.
A ConecteSe disponibilizada mais de 10 programas propostos e protagonizados por profissionais negros. A estrutura da plataforma foi pensada para ser acessível, financeira e didaticamente, a todos, como forma de incentivo à diversidade.
Notícias Recentes
Silvio Guindane assume direção da nova temporada da série 'Sankofa - A África que Habita o Brasil'
Rei do maior grupo étnico da Angola desembarca pela primeira vez em Salvador