Em participação no programa “Sem Censura”, transmitido pela TV Brasil na última quinta-feira, 15, a escritora Conceição Evaristo, uma das vozes mais reconhecidas da literatura contemporânea brasileira, relembrou que, apesar do sucesso internacional de suas obras, a condição de mulher negra na sociedade brasileira ainda a acompanha em todos os espaços que frequenta.
“Por mais que o meu texto hoje corra o mundo, traduzido em várias línguas, isso não me livra da minha condição de mulher negra na sociedade brasileira”, afirmou a autora, durante conversa com a apresentadora Cissa Guimarães. “Eu me lembro que há uns anos atrás, quando o Itaú Cultural fez aquela ‘Ocupação Conceição Evaristo’, que foi um dos trabalhos mais bonitos que eu já vi, retratando a minha obra, a minha vida. Eu me lembro que teve uma manchete do jornal que estava assim, ‘Conceição Evaristo está no maior centro financeiro da América Latina’, lembrou ela.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
“Mas quando eu atravesso a avenida, como ontem, eu fui no shopping em frente, o tempo todo eu era seguida. Talvez eu não tenha muita dimensão, não é que eu não tenha muita dimensão, talvez eu não acredite muito que essa dimensão me blinda do racismo. Eu não tenho alguma coisa aqui na testa que diz Conceição Evaristo, escritora e coisa e tal”, destacou durante a conversa que também teve a participação da atriz Luana Xavier. “Quer dizer, quando eu apareço em qualquer lugar, se eu não for conhecida, eu sou uma mulher negra, não é? E que corro todos os riscos que a Maria, que mora lá no Morro dos Macacos, corre”, destacou.
A escritora ainda acrescentou que esse tipo de situação não a deixa ficar confortável. “Então, isso talvez não me deixe ficar tão… No lugar confortável, né?’. “Não existe conforto”, reforçou Luana ao final da fala de Evaristo.
“Por mais que meu texto, hoje, corra mundo (…) em nenhum momento isso me livra da minha condição de mulher negra na sociedade brasileira”
— TV Brasil (@TVBrasil) August 15, 2024
Escritora Conceição Evaristo, no #SemCensura pic.twitter.com/Q6MlAP3OCf
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil