Começou nesta quinta-feira, 5, após edições no Rio de Janeiro e Salvador, o Festival Negritudes Globo. O evento, que acontece no Sesc Pompeia, localizado na Zona Oeste da capital paulista, trouxe grandes nomes para debater e celebrar a presença de pessoas negras no audiovisual nacional, entre eles, a escritora Conceição Evaristo, a jornalista Maju Coutinho e a sambista Leci Brandão.
A terceira edição paulista do festival está sendo mediada pelos jornalistas Thiago Oliveira e Karine Alves. A programação está dividida em três palcos distintos: Negritudes, Ubuntu e Afrofuturo, e contará com uma variedade de atividades como painéis de debates, apresentações teatrais, shows, desfiles de moda e batalhas de rimas.
Notícias Relacionadas
Artistas brasileiros constroem uma linguagem e estética únicas do afrofuturismo
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
No Palco Negritudes, as discussões abordarão temas relevantes para a presença negra no audiovisual. Participam figuras notáveis como a escritora Conceição Evaristo, os cantores MC Cabelinho, Liniker, Leci Brandão e Péricles, além de jornalistas e apresentadores renomados. Entre os tópicos discutidos estão as narrativas negras no audiovisual e a inovação nas representações culturais.
O Palco Ubuntu será dedicado a debates sobre criatividade, engajamento nas redes sociais, e moda e estética, reunindo especialistas e influenciadores do setor. Já o Palco Afrofuturo apresentará uma série de performances artísticas, incluindo shows de Salgadinho e Marvvila, e a peça teatral “Conforto”, estrelada por Ana Flávia Cavalcanti.
O festival também contará com o Espaço Baobá, voltado para o público infantil, e uma feira de empreendedorismo e cultura negra. As discussões do Palco Negritudes poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Canal Futura no Globoplay, com acesso gratuito para não assinantes.
Com ingressos esgotados para o evento presencial, a programação promete ser um marco na celebração da cultura negra em São Paulo, oferecendo um espaço de reflexão e celebração para a comunidade.
Programação Festival Negritudes Globo São Paulo
Palco Negritudes
11h – Abertura | Apresentação musical – Marvvila e Leci Brandão
11h10 – Ronald Pessanha, líder do Festival Negritudes Globo, abre o evento e apresenta a campanha Negritude 2024.
11h20 – A Nossa alegria é o futuro. E o futuro já está acontecendo | com a escritora Conceição Evaristo, os cantores Russo Passapusso e Leci Brandão, e o ator Clayton Nascimento sob mediação da jornalista Maju Coutinho.
12h40 – Transformar através do conhecimento | com o ativista Rene Silva, a atriz Luana Xavier, o cantor MC Cabelinho, a filósofa Katiuscia Ribeiro e mediação do jornalista Márcio Bonfim.
14h – Inovação nas narrativas negras | com o diretor Rodrigo França, o apresentador Igão (Podpah), os atores Rafael Zulu e Ana Flávia Cavalcanti, e mediação da jornalista Flávia Oliveira.
15h40 – E depois do BBB? | com a cantora Karol Conka, os apresentadores Fred Nicácio e Pitel, a médica Thelminha e a mediação de Thiago Oliveira.
16h55 – Música, identidade e pertencimento | com os cantores Péricles, Liniker, Marvvila e Salgadinho e mediação da jornalista Dulcineia Novaes.
18h10 – Pretos no Topo: Jogos Olímpicos | com as ginastas Daiane dos Santos e Lorrane Oliveira e a judoca Bia Souza, com mediação da jornalista Karine Alves.
Palco Ubuntu
11h30 – Prêmios e Festivais | com os empresários Adriana Barbosa, Rose Sousa, Preto Zezé e Luana Genot, com mediação da jornalista Aline Aguiar.
12h40 – Innovare – O audiovisual como aliado na garantia de direitos | com a promotora Lívia Sant’Anna Vaz, a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lobo, e dos empresários Juliana Sousa e Sergio All, sob a mediação da jornalista Mariana Aldano.
13h50 – Redes Sociais: Como se manter criativo e aumentar o engajamento | com a influencer Sara Zara, o apresentador Roger Cipó e o publicitário Julio Beltrão com mediação da jornalista Ana Beatriz Rocha.
15h30 – PPA (Prêmio Profissionais do Ano): As diversidades negras na publicidade brasileira | com os publicitários Gabriela Rodrigues, Ricardo Silvestre, Raphaela Martins e Felipe Silva e mediação de Anna Cristina.
16h40 – Grana Preta | com o apresentador Ad Junior, a executiva Nina Silva, a influenciadora Nath Finanças e a empresária Rachel Maia, e mediação do jornalista Pedro Lins.
17h40 – Moda e estética como narrativas negras | com a diretora de cinema Sabrina Fidalgo, a estilista brasileira Isa Silva e o estilista beninense Abbé Tossa (marca Kuavi) e mediação de Carolina Santos.
Espaço de Exposição
11h às 18h – Exposição ‘Ofício: Barro – Gabriella Marinho: Argila-Griô”
Espaço Baobá
11h às 18h – espaço para o público infantil acompanhado por responsáveis maiores de 18 anos, parceria com a organização Piraporiando.
Espaço Deck
A partir das 11h – transmissão dos conteúdos do Palco Negritudes
A parti das 11h – Praça de Alimentação
A partir das 11h – Feira Preta
12h15 – Batalha de Rimas
13h35 – Peça ‘Ninguém me ensinou a morrer’
14h55 | Apresentação Ballroom
Palco Afrofuturo
16h30 – Peça ‘Conforto’ com Ana Flávia Cavalcanti
17h30 – Trasha&Tracie
19h – Salgadinho convida Marvilla e Péricles
Notícias Recentes
Artistas brasileiros constroem uma linguagem e estética únicas do afrofuturismo
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade