Dia 11 de agosto (quinta-feira), a partir da 19h, São Paulo recebe o lançamento do novo livro de contos da escritora Conceição Evaristo: Histórias de leves enganos e parecenças, publicado pela Editora Malê (RJ).
Ao lançar sua sexta obra, a escritora vivencia o status de ter inúmeros episódios de uso de seus textos em bibliografias de processos seletivos e a escolha de suas obras para diversos estudos acadêmicos, confirmando tratar-se de uma das escritoras brasileiras mais lidas e estudadas, com obras lançadas em outros países e responsável pela circulação de uma escrita marcada pela oralidade, dedicada a produzir ficção e reflexão sobre a comunidade afro-brasileira, suas memórias e histórias.
Notícias Relacionadas
Exposição resgata história do Grupo Tição e da imprensa negra no RS
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
Em Histórias de leves enganos e parecenças, a escritora mineira, poetisa, romancista e contista oferece um livro inovador com doze contos e uma novela, nesses tempos de conturbação política Ela escolhe percorrer a seara do insólito, do estranho e do imprevisível.
Sobre a autora
Conceição Evaristo nasceu em 29 de dezembro de 1946 numa favela da zona sul de Belo Horizonte, Minas Gerais. Filha de uma lavadeira que, assim como Carolina Maria de Jesus, matinha um diário onde anotava as dificuldades de um cotidiano sofrido, Conceição cresceu rodeada por palavras. Teve que conciliar os estudos com o trabalho como empregada doméstica, até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos.
Uma das principais expoentes da literatura Brasileira e Afro-brasileira atualmente, Conceição Evaristo tornou-se também uma escritora negra de projeção internacional, com livros traduzidos em outros idiomas. Publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros, editado pelo grupo Quilombhoje, de São Paulo. Desde então, publicou diversos poemas e contos nos Cadernos, além de uma coletânea de poemas e dois romances.
A poeta traz em sua literatura profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação. É Uma mulher que tem cuidado de abrir espaços para outras mulheres negras se apresentarem no mundo da literatura.
Serviço:
Histórias de leves enganos e parecenças – Conceição Evaristo
Data | 11 de agosto – Horário | 19h
Local | Ação Educativa – Rua General Jardim 660 – Vila Buarque
Programação:
Sarau das Pretas – recital de Mulheres Negras
Renato Gama & Mariana Per – Apresentação lítero-musical com poemas da autora.
Bate-papo sobre o livro, com: Vagner Amaro (editor da Malê) e Conceição Evaristo.
Encerramento com coquetel e sessão de autógrafos.
a
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro