Durante uma atividade realizada no dia 22 de julho, na Fundação Casa de Rui Barbosa, a escritora Conceição Evaristo aceitou o convite do presidente da Fundação, Alexandre Santini, para doar documentos de seu acervo pessoal ao Arquivo Museu da Literatura Brasileira (AMLB). Com isso, ela se torna a primeira escritora negra a ter um acervo depositado nesse espaço.
Em seu discurso, Conceição Evaristo destacou a importância simbólica e histórica dessa doação. “Fico honrada e envaidecida de ser a primeira escritora negra a ter documentos doados a este importante acervo. Mas é muito importante que não seja a única, e que a minha entrada abra portas para muitas outras escritoras e escritores negros”, afirmou a autora.
Notícias Relacionadas
20 de janeiro: Dia de Martin Luther King Jr.
Séries com protagonismo negro que estreiam em 2025
A Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro, é uma instituição reconhecida por preservar a memória literária brasileira. O AMLB, em particular, é um espaço dedicado à conservação de documentos de escritores que marcaram a história da literatura no país. A inclusão do acervo de Conceição Evaristo representa um passo significativo na ampliação da representatividade dentro desse importante arquivo.
Conceição Evaristo é uma das mais proeminentes vozes da literatura brasileira contemporânea. Autora de obras como “Ponciá Vicêncio” e “Olhos d’Água”, a escritora mineira é reconhecida por sua contribuição à literatura afro-brasileira e por seu ativismo em prol da igualdade racial e de gênero.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety