
A Casa Porto, no Largo São Francisco da Prainha, na região conhecida como Pequena África, será palco de uma celebração literária no dia 31 de maio, com participação de Conceição Evaristo, Ynaê Lopes dos Santos e o lançamento do romance “Água de maré”, vencedor do Prêmio Pallas de Literatura 2024. O evento integra as comemorações pelos 50 anos da Pallas Editora, especializada em cultura afro-brasileira.
A festa começa às 16h, com a autora tatiana nascimento (que grafa o nome em minúsculas), vencedora do Prêmio Pallas de Literatura 2024. A obra, que dialoga com a cultura dos orixás, será autografada pela autora. autografando seu 18º livro, “Água de maré”. Às 18h, Conceição Evaristo — autora de obras como “Becos da Memória” e “Olhos d’água” — conversa com a historiadora Ynaê Lopes dos Santos, conhecida pelo livro “História da África e do Brasil Afrodescendente” (2017). A mediação será de Cristina Fernandes Warth, uma das sócias da Pallas.
Notícias Relacionadas



O local escolhido para o evento é simbólico: fica próximo ao Cais do Valongo, principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil, e da Casa de Escrevivência, espaço que abriga o acervo de Conceição. A Pallas republicou clássicos da escritora, como “Ponciá Vicêncio” (2003/2017) e “Becos da Memória” (2006/2016).
Cardápio literário e meio século de resistência
A partir de 3 de junho, a Casa Porto terá um cardápio especial em homenagem aos autores da Pallas. Entre os pratos, destaque para a “Lasanha à moda Nei Lopes” (com costela) e o “Camarão da Sonia Rosa” (arroz caldoso com quiabo e abobrinha), referência à autora de livros infantojuvenis.
Fundada em 1975 por Antonio Fernandes, a Pallas tornou-se referência na difusão da cultura afro-brasileira, com nomes como Helena Theodoro, Reginaldo Prandi, Cidinha da Silva e Eliana Alves Cruz em seu catálogo.

Cristina Warth, que assumiu a editora após a morte do pai em 2003, lembra que a trajetória da Pallas sempre esteve ligada à resistência: “Lidamos com a maior parcela de trabalhadores deste país, vilipendiados desde que aqui chegaram”. Sua filha, Mariana Warth, criou em 2013 o selo Pallas Míni, dedicado à literatura infantojuvenil.
As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Pallas seguem abertas até 30 de junho no site www.premiopallas.com.br.
Serviço
O que: Lançamento de “Água de maré” e debate com Conceição Evaristo e Ynaê Lopes
Quando: Sábado, 31 de maio, das 16h às 22h
Onde: Casa Porto (Largo São Francisco da Prainha, Rio)
Programação: 16h: Sessão de autógrafos com tatiana nascimento e 18h: Debate com Conceição Evaristo e Ynaê Lopes
Entrada gratuita
Notícias Recentes


