
A Wakanda Decorações nasceu de um movimento que uniu necessidade, paixão e ancestralidade. Durante a pandemia, a paulistana Cíntia Inácio, formada em Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Negócios, viu sua renda como consultora de negócios despencar. Ao se mudar para uma casa maior e buscar itens de decoração, ela se encantou por cestos de palha nordestinos. A curiosidade sobre a origem das peças a levou a Fortaleza, onde conheceu pessoalmente as artesãs que se tornariam suas parceiras e parte da história da marca.
De volta a São Paulo, Cíntia trouxe alguns cestos inicialmente para sua casa. Como eram muitos, tentou vendê-los para amigos, mas as vendas só ganharam força quando passou a atuar nas redes sociais e em marketplaces. A partir desse ponto, a Wakanda deixou de ser um complemento de renda para se tornar um negócio estruturado. Hoje, é uma referência no mercado de decoração, atendendo clientes como arquitetos, designers e consumidores apaixonados pela arte afro-brasileira e nordestina.
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Os produtos da Wakanda são criados com fibras naturais extraídas no interior do Ceará. O processo de fabricação acontece localmente, com gestão remota de Cíntia, em São Paulo. A relação com as artesãs, que ela define como uma verdadeira família, é construída em diálogo constante. Atualmente, cinco famílias produzem para a Wakanda, sendo uma delas, com seis pessoas, responsável exclusivamente pelas encomendas da marca, o que permite um alto nível de personalização para projetos especiais.
Empreender como mulher negra trouxe seus próprios desafios. Segundo Cíntia, no início as pessoas não viam seu trabalho como um negócio, mas como um bico. A construção de credibilidade exigiu estudo e autoafirmação. “No Brasil, a mulher negra empreendedora demora para ser vista como empresária. Primeiro ela é vista como qualquer outra coisa”, afirma. Determinada a dominar todas as etapas do seu negócio, ela se especializou em design de interiores para entender e atender melhor o mercado.
Uma das histórias mais marcantes da Wakanda foi a criação da sua linha infantil, após um episódio difícil. Ao receber uma notificação de que não poderia mais vender um dos produtos mais populares da marca por questões de patente, Cíntia se uniu às artesãs para desenvolver novos modelos próprios. O trabalho conjunto resultou em berços e trocadores de design exclusivo e patenteado, que hoje são um dos orgulhos da marca. “Passamos noites em claro para desenhar algo que encantasse nossas clientes. Isso marcou nossa história.”
Hoje, a Wakanda Decorações não só sustenta a família de Cíntia e seus dois funcionários em São Paulo, mas também gera renda direta para as famílias de artesãs no Ceará. Mais que um negócio, a marca é um elo de conexão entre culturas, uma afirmação do potencial da criatividade negra no design e uma prova de que, com resiliência e afeto, é possível transformar vidas através do empreendedorismo.
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