Mundo Negro

Com valorização de talentos negros e indígenas, Prêmio Gastronomia Preta abre inscrições para edição 2024

Foto: Reprodução/Instagram

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Gastronomia Preta 2024. Neste ano, a chef Aline Guedes, o chef Moacir e o chef Paulo Rocha, compõem o time de embaixadores. As indicações serão aceitas até o dia 30 de abril e a grande premiação será realizada no dia 30 de novembro. 

Neste ano, as categorias estão divididas em três dimensões: Cozinha, Salão e Diversos. O público poderá indicar profissionais como Chef, Auxiliar de Cozinha, Merendeiro, Confeiteiro, Bartender, Sommelier, Empreendedor, Melhor Restaurante, e afins. Podem participar do prêmio: pessoas pretas, pardas ou indígenas de qualquer lugar do Brasil que trabalhe direta ou indiretamente no ramo de Alimentos e Bebidas e que se encaixe em alguma das categorias. Veja aqui!

Notícias Relacionadas


Criado por Breno Cruz, professor de Gestão de Serviços na Gastronomia e também idealizador do Festival Gastronomia Preta, ele conta a importância de iniciativas como essas que valorizam os profissionais negros. “Nosso povo precisa e quer o reconhecimento na Gastronomia – por isso, o Prêmio Gastronomia Preta se torna tão importante para a gastronomia. Não estamos sozinhos e podemos dividir o bolo. É muito importante que iniciativas como o Guia Black [Chefs] e outras possam surgir de maneira a evidenciar e jogar luz para os nossos que ainda estão invisibilizados”, diz se referindo também ao projeto do Site Mundo Negro.

“Nosso movimento é potente e tem gerado transformações. O último vídeo da Embratur [Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo] para vender o Brasil como destino gastronômico no exterior pela primeira vez foi afrocentrado. São muitas vitórias que merecem serem celebradas por todos nós”, celebra.

Neste ano, o tema do Prêmio é Meu Cabelo Tem História! Segundo a organização no texto do edital, “a escolha deste tema para a edição de 2024 tem um porquê: muitas mulheres pretas e pardas no decorrer de suas trajetórias profissionais sofreram com o racismo na Gastronomia em função de seus cabelos. Homens também foram impactados pelo padrão da beleza internacional. Trazer esse tema para o Prêmio Gastronomia Preta é reforçar nossa ancestralidade e o nosso orgulho em sermos quem somos com o nosso cabelo”.

Clique aqui para ver o edital completo da premiação!

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile