Com maquiagem artística, projeto conecta jovens de escolas públicas à cultura e à profissionalização

0
Com maquiagem artística, projeto conecta jovens de escolas públicas à cultura e à profissionalização
Foto: Divulgação

A maquiagem artística como forma de expressão, empoderamento e ferramenta de mudança. Foi com esse propósito que a 3ª edição do projeto maquie&crie impactou cerca de 300 pessoas, entre estudantes e educadores, nas cidades de Varginha (MG) e São José dos Pinhais (PR).

Realizado pela Muda Cultural com patrocínio do Grupo Boticário, jovens de escolas públicas mergulharam no universo da maquiagem artística e cênica, ampliando seus horizontes culturais e vislumbrando novas possibilidades de futuro profissional. A formação, que aconteceu de abril a julho deste ano, foi coordenada pela maquiadora Tiça Camargo e contou com oficinas práticas, palestras, saídas culturais e bolsa-auxílio para participantes.

Notícias Relacionadas


O projeto ainda rompeu estigmas de gênero ao incentivar a participação de meninos e promover um ambiente onde a originalidade e a diversidade foram protagonistas. Além da conexão com equipamentos públicos em momentos marcantes, como a saída pedagógica ao Teatro Caítórlio, em Varginha. Uma ação de democratização do acesso à cultura e ao direito às cidades.

A proposta vai além do espelho: a maquiagem foi apresentada como linguagem, arte e profissão. Ao abordar temas como gestão de carreira, os jovens passaram a enxergar a maquiagem não apenas como estética, mas como possibilidade real de geração de renda e autonomia. No evento makeday, por exemplo, os próprios participantes maquiaram artistas e familiares, encerrando a edição com afeto, criatividade e conexão com a comunidade. Mais de 500 pessoas participaram da celebração, que também teve distribuição de brindes do Grupo Boticário.

“O maquie&crie possibilita que os participantes desenvolvam habilidades que vão muito além da técnica, ajudando a construir uma visão mais ampla sobre possibilidades futuras. A maquiagem torna-se, assim, um meio de expressão, empoderamento e crescimento, conectando os jovens a referências artísticas e culturais que os impactarão para sempre”, afirmou Ítalo Azevedo, sócio-fundador da Muda Cultural.

Com metodologia afetiva, olhar social e respeito à diversidade, o projeto reafirma o poder da arte como caminho de transformação e protagonismo juvenil. 

Para saber mais ou levar essa transformação para sua cidade, acesse: https://maquiecrie.com.br/contato

Esse conteúdo é fruto de uma parceria entre Mundo Negro e a Muda Cultural.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display