
Do encontro entre o clássico de William Shakespeare e a provocação da obra Hamlet Machine (1972), surge ‘BLACK MACHINE’, espetáculo que coloca Hamlet e Ofélia frente a frente em corpos negros. A peça mistura tradição e contemporaneidade para discutir gênero, raça, necropolítica, masculinidade, dor e desejo. Em cartaz até 28 de setembro na Casa do Povo e depois segue com mais dez sessões na Casa Farofa, ambas em São Paulo.
Com dramaturgia de Dione Carlos e concepção de Fernando Lufer e Eugênio Lima, a montagem é dividida em duas partes e promove um embate radical entre dois grandes cânones do teatro ocidental. Hamlet dialoga com vozes como Frantz Fanon, Jean-Michel Basquiat, Aimé Césaire e Mano Brown, enquanto Ofélia se inspira em Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Erykah Badu.
Notícias Relacionadas



“A grande brincadeira de Black Machine é que, na verdade, os personagens clássicos estão tentando ser atores. Só que eles ‘incorporam’ em corpos negros em pleno século 21 e nós estamos investigando quais seriam as implicações disso”, comenta Eugênio Lima.
Segundo a sinopse oficial, em um embate radical com os cânones do teatro ocidental, Black Machine reinventa Hamlet e Ofélia numa peça pop. Ele é um Hamlet pós-colonial, atravessado por vozes de grandes pensadores negros.
Em um espaço entre o delírio, o manifesto e a performance, os dois personagens criam um “debate de gênero com pitadas de melodrama” confrontando, raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo — enquanto expõem as ruínas de um mundo reconstroem suas identidades em pleno palco.
Feita de estilhaços poéticos, provocações filosóficas e camadas de referências políticas, a peça é um experimento polifônico em que o clássico é atravessado pelo presente: da colonização à globalização, das dores íntimas à violência sistêmica. Hamlet e Ofélia se enfrentam, se provocam, se reinventam — e, ao fazer isso, expõem o mundo em que vivem.
SERVIÇO
Black Machine
Duração: 80 minutos | Classificação: 12 anos
CASA DO POVO
Data: até 28 de setembro; sábado 27/09, às 20h e domingo dia 28/09, às 18h.
Endereço: R. Três Rios, 252 – 2º andar – Bom Retiro
Ingresso: GRATUITO
Telefone: (11) 95309-4766
Instagram: @_casadopovo
Acessibilidade: Libras dias 19 e 26/09
CASA FAROFA
Data: de 01 de outubro a 11 de outubro, de quinta a sábado, às 20h; domingos às 18h
* quarta dia 01 de outubro às 20h.
** sábados dia 04 e 11 de outubro sessões extras, às 18h
Endereço: R. Treze de Maio, 240 – Bela Vista
Ingresso: GRATUITO
Instagram: @farofasp
Acessibilidade: Libras dias 03 e 10/10
Notícias Recentes


