Mundo Negro

Com AFROPUNK e Museu Afro, Salvador que se consolidar como o principal ponto turístico no mês da consciência negra

O mês de novembro em Salvador vai concentrar uma intensa programação de música, cinema, turismo, moda e empreendedorismo negro. Com o novo projeto ‘Novembro Salvador Capital Afro’, a capital baiana, que concentra a maior parcela de pessoas negras fora da África, tem o objetivo de se consolidar como o principal ponto turístico no mês da consciência negra.

O novo projeto surge após a criação do ‘Salvador Capital Afro’, um projeto de incentivo ao turismo negro dentro da cidade. Em entrevista ao MUNDO NEGRO, Maylla Pita, Diretora de Cultura de Salvador, contou detalhes sobre o novo calendário de ações da cidade. “O Salvador Capital Afro cresceu. Nos primeiros anos desse projeto, através de um processo de escuta e articulação com os protagonistas da cultura negra da nossa cidade, desenvolvemos o Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, que nos apontou a necessidade de qualificar e fortalecer os afro empreendedores locais, criar ambientes de negócios para conectar a os agentes da economia criativa negra daqui com o mercado nacional e internacional, colaborar com a estruturação dos nossos roteiros e experiências de afroturismo e, por fim, executar estratégias de projeção de Salvador enquanto destino, enquanto a cidade de conexão afrodiaspórica que somos“, diz Pita.

Notícias Relacionadas


Maylla Pita, Diretora de Cultura de Salvador. Foto: Divulgação.

Com eventos nacionais e internacionais, entre os dias 18 a 26, Salvador vai sediar eventos de música e cinema, como o AFROPUNK Bahia e o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANB), o Festival Salvador Capital Afro, com foco na economia criativa negra e o Afro Fashion Day, com a participação dos blocos Afro e afoxés, numa prévia do Carnaval.

Já no início do mês, o Festival Liberatum recebe a modelo Naomi Campbell, e os atores Taís Araújo e Lázaro Ramos, em uma programação que tem como objetivo referenciar e celebrar agentes de mudança negros e discutir cultura, entretenimento, desenvolvimento social e diversidade.  Além disso, a reabertura, no dia 6, do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), com a premiada exposição “Um Defeito de Cor”, inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, deve atrair recorde de público. “Hoje abrimos as portas para receber as visitas, lançando o Novembro Salvador Capital Afro, esse robusto calendário que conecta criatividade, negócios, inovação, tecnologia, circulação artística e celebração que coloca no centro o potencial de impacto da cultura negra na cidade de Salvador“, conclui Pita.

Confira a programação de Salvador em novembro:

3 a 5 de novembro – Liberatum

Festival internacional humanitário que já passou por 13 países, incluindo Reino Unido, Índia, México, Estados Unidos, Filipinas, Turquia e agora desembarca no Brasil. Vai reunir em Salvador lideranças negras do mundo das artes, tecnologias e negócios.

7 de novembro – Seminário Nacional do Samba

Iniciativa da Unesamba, que reúne nove blocos de samba de Salvador, e que discutirá a cadeia produtiva do samba e o potencial de geração de empregos e de renda na economia da cidade e do país. Evento será no Centro Histórico.

10 e 11 de novembro – Candyall e Tal

Projeto realizado anualmente no bairro do Candeal, realizado pelo projeto Pracatum, que ocupa a localidade com apresentações musicais, oficinas de percussão, entre outras demonstrações culturais.

18 e 19 de novembro – Festival Afropunk

Maior festival de cultura negra do mundo, ocorrerá novamente em Salvador, com shows especiais de Alcione e a escola de Samba Mangueira e Carlinhos Brown cantando o Alfagamabetizado. O evento também reunirá artistas como Iza, BaianaSystem, Majur, Olodum, O Kannalha, entre outros.

20 de novembro – Caminhada da Liberdade

Organizado pelo Fórum das Entidades Negras da Bahia, a tradicional caminhada ocorre todos os anos no Dia Nacional da Consciência Negra, exaltando a importância da luta das pessoas negras e terá o apoio da Prefeitura de Salvador.

20 e 21 de novembro – Festival Afrofuturismo Vale do Dendê

Festival realizado pela incubadora de startups baiana Vale do Dendê, vai reunir especialistas negros em tecnologia e inovação de todo o Brasil, para compartilhar as suas experiências com a comunidade jovem de Salvador.

21 a 25 de novembro – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil

Maior festival de cinema negro do país, o evento vai trazer convidados internacionais para compartilharem a sua vivência na cadeia produtiva do audiovisual com os produtores da capital baiana.

22 a 24 de novembro – Festival Salvador Capital Afro

Festival de empreendedorismo, de negócios, de música e de economia criativa focado no público negro, que é realizado com o apoio da Prefeitura de Salvador.

24 a 26 de novembro – Expo Carnaval

Exposição para falar sobre a cadeia produtiva e econômica do Carnaval, neste ano será focado na cultura negra de Salvador, reunindo artistas, dirigentes culturais, produtores e outras personalidades da área.

25 de novembro – Afro Fashion Day

Desfile de moda abraçando estilistas negros, focado na promoção da autoestima da população negra de Salvador.

25 de novembro – Dia Nacional da Baiana de Acarajé

Data para celebrar e debater melhorias para esse ofício, tão importante para a cultura baiana, com homenagens e distribuição de kits com tabuleiro, ombrelone e outros materiais.

26 de novembro – Caminhada do Samba

O tradicional evento dos blocos de samba, que se apresentam no final de novembro, será incorporado ao calendário do Novembro Salvador Capital Afro.

30 de novembro – Scream Festival

Festival de inovação e criatividade que ocorre tradicionalmente na cidade, desta vez terá também um enfoque no público negro e nas suas potencialidades.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile