No próximo sábado, 18, o Coletivo Liga do Dendê apresentará ao público a Coletânea “Contos de Erê”, primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e escritoras e pesquisadores e pesquisadoras negras do Brasil. O lançamento, marcado para as 15h no MUNCAB (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira), localizado no Centro Histórico de Salvador, promete ser um encontro enriquecedor, repleto de bate-papo, sessão de autógrafos e intervenções artísticas realizadas por autores e convidados.
Coordenada por Marcos Cajé, mestre em história da África e dos Povos Indígenas, juntamente com Cássia Valle, Paula Brito e Denise Ferreira, o projeto visa ampliar o horizonte da literatura negra, especialmente infantojuvenil, destacando a potência das narrativas provenientes da Bahia. Cássia Valle, uma das coordenadoras, compartilha que a iniciativa surge do desejo de descentralizar a literatura, demonstrando que as histórias poderosas também ecoam além do eixo Sul e Sudeste.
Notícias Relacionadas
Outubro Rosa: livro de Rachel Galiza narra desafios e vitórias após diagnóstico de câncer de mama
Novo romance de Chimamanda Ngozi Adichie será lançado em março de 2025
A coletânea, fruto de um trabalho colaborativo entre 20 autores, é descrita por Paula Brito como uma celebração da diversidade, repleta de textos, ilustrações e novas narrativas que desafiam os padrões estabelecidos pela sociedade. Com uma proposta que visa representar as crianças pretas, a obra busca não só entreter, mas também fortalecer a identidade e a autoestima das crianças ao apresentar histórias que ressoam com suas vivências e ancestralidade.
Além de oferecer uma experiência enriquecedora para o público, o lançamento da Coletânea “Contos de Erê” também tem um propósito proativo de fortalecer a literatura preta infantojuvenil na Bahia.
Aqueles interessados em adquirir o livro antecipadamente podem fazer o pedido diretamente no Instagram do Coletivo Liga do Dendê (@coletivoligadodende).
SERVIÇO
Lançamento da Coletânea Contos para Erê
Quando: 18/05/2024
Horário:15h
Local: Museu MUNCAB, localizado na R. das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador – BA.
Quanto: Entrada Gratuita
Livro disponível para ser adquirido no local custa R$43,00
Notícias Recentes
Zonas de sacrifício racial: quando o racismo ambiental torna-se uma condenação
"A população negra paga o preço dessa injustiça ambiental", diz especialista no primeiro dia do G20 Social