
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta quinta-feira (14 de agosto) os 16 longas-metragens habilitados a concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. Entre os habilitados estão títulos que destacam a cultura negra, a música e histórias de resistência no Brasil, como A Melhor Mãe do Mundo, Baby, Kasa Branca, Milton Bituca Nascimento e Oeste Outra Vez.
As reuniões da Comissão de Seleção acontecerão em duas etapas: no dia 08 de setembro de 2025 será feita a pré-seleção de seis títulos entre os habilitados, e no dia 15 de setembro de 2025 ocorrerá a reunião final para a escolha do filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional, sendo o título escolhido divulgado por meio de release para a imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema.
Notícias Relacionadas



A Melhor Mãe do Mundo

Direção: Anna Muylaert
Produção: Galeria Distribuidora
Sinopse: Para fugir da violência do marido, a recicladora Gal coloca os filhos pequenos, Rihanna e Benin, em sua carroça e atravessa São Paulo rumo à casa da prima. No caminho, enfrenta os perigos da cidade enquanto convence as crianças de que estão vivendo uma grande aventura.
Baby

Direção: Marcelo Caetano
Produção: Cup Filmes, Desbun Filmes e Plateau Produções
Sinopse: Wellington, de 18 anos, é liberado de um centro de detenção juvenil e se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo. Ele conhece Ronaldo, um homem mais velho que ensina novas formas de sobrevivência. Aos poucos, a relação entre eles se transforma em uma paixão conflituosa.
Kasa Branca

Direção: Luciano Vidigal
Produção: Sobretudo Produção, TvZero, Tacacá Filmes, Cavideo e Dualto
Sinopse: Dé, um adolescente negro da periferia da Chatuba, no Rio de Janeiro, recebe a notícia de que sua avó está na fase terminal do Alzheimer. Com a ajuda dos amigos Adrianim e Martins, ele enfrenta o mundo e aproveita os últimos dias de vida com ela.
Milton Bituca Nascimento

Direção: Flavia Moraes
Produção: Canal Azul, Nascimento Música e Gullane
Sinopse: Documentário que acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, explorando a simplicidade e a complexidade de sua obra e a alma brasileira por meio da música.
Oeste Outra Vez

Direção: Erico Rassi
Produção: Sol a Pino Filmes, Vietnã Filmes e Rio Bravo Filmes
Sinopse: No sertão de Goiás, homens que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles acabam se voltando violentamente uns contra os outros.
Notícias Recentes


