A Companhia ‘Os Crespos’ promove, até o próximo domingo, 24, no Itaú Cultural, em São Paulo, o lançamento da edição especial de 10 anos da Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro. Pioneira ao documentar a trajetória do teatro negro no Brasil, a publicação chega com um número ampliado de colaboradores, celebrando também os 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por Abdias Nascimento em 1944.
O evento, com entrada gratuita, traz fragmentos teatrais, intervenções cênicas e debates sobre a produção artística negra contemporânea. Entre os grupos que se apresentam estão a própria Cia. Os Crespos, o Grupo Clariô de Teatro, a Cia Sacana e o Teatro Negro e Atitude, de Belo Horizonte.
Notícias Relacionadas
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
Primeira Doutora negra do Brasil, Helena Teodoro é homenageada com e ocupação no CCBB em São Paulo
A programação, que acontece diariamente às 20h na sala de teatro do Itaú Cultural, destaca ainda discussões com artistas como Mônica Santana, professora da UFBA, e Ângelo Flávio, fundador do Coletivo de Artistas Negros Abdias Nascimento. Eles debaterão temas como a performance negra na atualidade e os bastidores das produções teatrais negras.
No encerramento, o espetáculo À Sombra da Goiabeira, do Teatro Negro e Atitude, promete emocionar o público. “Nossa revista é uma ferramenta de crítica, estudo e amor ao ofício do palco e do fazer político”, comenta Sidney Santiago Kuanza, também cofundador d’Os Crespos e autor de um artigo sobre os 84 anos do Teatro do Sentenciado.
“A revista está festiva, mas também reflexiva, preocupada com os desafios do nosso momento histórico. Buscamos abrir diálogos com a cena nacional e internacional”, afirma Lucelia Sergio, cofundadora da Cia. Os Crespos, que assina um artigo sobre o teatro da Guiné-Bissau.
Confira a programação:
21 de novembro (quinta-feira), 20h – O coquetel de lançamento abre as comemorações, com a distribuição da revista especial de 10 anos. Durante a noite, a mineira Soraya Martins traz à luz vestígios da trajetória de Maria Nascimento dentro do TEN, enquanto Sidney Santiago Kuanza aborda o “Teatro do Sentenciado” de Abdias Nascimento, que fora a célula criadora do TEN. O evento também conta com a participação de Miguel Arcanjo falando dos homenageados deste número. E pra comemorar em alto estilo, é possível conferir as “Pílulas Poéticas” do Grupo Clariô e Cia Os Crespos.
22 de novembro (sexta-feira), 20h – Com o tema “O Teatro Negro Agora”, este dia explora os bastidores e o cenário atual das produções negras no Brasil e sua relação com o mercado cultural. Entre os convidados estão Ângelo Flávio e Mônica Santana, vindos de Salvador, que compartilharão suas análises e perspectivas com Nabor Junior, editor da revista. A programação inclui ainda uma “Pílula Poética” de Mônica Santana e de Ymoirá Micall, da Cia Sacana.
23 de novembro (sábado), 20h – O “Teatro Negro em Festa” Anderson Feliciano (BH) e Lucelia Sergio conduzirão uma análise dos espetáculos recentes do Teatro Negro e Atitude (TNA) de Belo Horizonte, que completa 30 anos de história e do Grupo Clariô de Teatro, que também celebra duas décadas de existência de seu Espaço cultural na periferia de Taboão da Serra (SP). Além de fragmentos do trabalho do TNA, o dia conta com uma femenagem poética a Lizette Negreiros, com Cintia Alves e trechos do espetáculo “Caduca”, último trabalho de Lizette nos palcos.
24 de novembro (domingo), 20h – O encerramento fica por conta da apresentação do espetáculo “À Sombra da Goiabeira”, do Grupo Teatro Negro e Atitude de Belo Horizonte, que promete emocionar o público e fechar o evento com chave de ouro. A dramaturgia do espetáculo está publicada neste quinto número e a apresentação inédita na cidade, marca o retorno do TNA para São Paulo, após a estreia do infantil “Cachinhos de Aduke”, contemplado pelo Mostra de dramaturgia em Pequenos Formatos do Centro Cultural São Paulo, no ano passado.
Revista Legítima Defesa – 10 anos
As Crespas especial de lançamento
De 21 à 24 de novembro, sempre ás 20h no Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Bela Vista, SP, próximo à estação Brigadeiro do Metrô (linha verde)
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas