Mais de 16 mil pessoas estão desabrigadas em municípios do sul e sudeste da Bahia, devido às fortes chuvas que atingem a região. De acordo com os dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, divulgados no domingo (26), as fortes chuvas deixaram ainda 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.
A tragédia mobilizou artistas, celebridades e influenciadores, que estão pedindo contribuições para ajudar as pessoas que precisam de mantimentos, roupas e produtos de limpeza.
Notícias Relacionadas
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
O influenciador Roger Cipó usou sua conta no Twitter para pedir que seus seguidores busquem informações sobre grupos que estão recebendo doações.
O ator Ícaro Silva também compartilhou organizações que estão recolhendo ajudas para socorrer pessoas atingidas. No apelo de Ícaro, um lembrete: “você que ama a Bahia, ajude a Bahia”. A região atingida pelas chuvas neste verão faz parte de uma grande área turística, que fica excepcionalmente movimentada durante esta época do ano.
A jornalista e atriz Maíra Azevendo, a Tia Má, contou que também fez sua contribuição, mas lembrou a importância de contar com ações do Estado para ajudar as pessoas a superarem o momento crítico de adversidade.
Ao todo, são 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo governo do estado. Foram registrados 286 feridos e a população afetada é estimada em 430.869 pessoas.
A região já havia sido atingida pelas chuvas no começo do mês. Às vésperas do Natal o alto volume de água causou o rompimento de barragens. A Prefeitura de Itambé, no sudeste baiano, divulgou alerta na noite deste sábado por causa do rompimento de uma barragem com alto volume de água na região. O comunicado pediu que moradores da margem do rio Verruga fossem retirados com urgência. Em Jussiape, a cerca de 230 quilômetros, outra barragem se rompeu.
Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Rui Costa anunciou um suporte para os estabelecimentos comerciais atingidos pelas chuvas. “Vamos estender a oferta de crédito de até R$ 150 mil sem juros para todos os estabelecimentos atingidos. Também vamos assegurar apoio aos agricultores que perderam sua produção nessas regiões.”, disse ele em sua conta no Instagram.
Como ajudar
Quem quiser ajudar pode procurar as páginas oficiais das prefeituras das cidades atingidas e ver de que forma os municípios estão recebendo ajuda. A cidade de Itabuna, por exemplo, disponibilizou uma conta para depósito e PIX para recolher contribuições.
Confira a lista de cidades em situação de emergência na Bahia:
- Alcobaça;
- Anagé;
- Angical;
- Arataca;
- Aurelino Leal;
- Barra do Choça;
- Belmonte;
- Belo Campo;
- Brejolândia;
- Caatiba;
- Caetanos;
- Camacan;
- Canavieiras;
- Caravelas;
- Coaraci;
- Cotegipe;
- Dário Meira;
- Eunápolis;
- Encruzilhada;
- Firmino Alves;
- Floresta Azul;
- Gandu;
- Governador Mangabeira;
- Guaratinga;
- Ibicaraí;
- Ibicuí;
- Ibipeba;
- Ibirapuã;
- Igrapiúna;
- Iguaí;
- Ilhéus;
- Ipiaú;
- Itabela;
- Itabuna;
- Itagimirim;
- Itaju do Colônia;
- Itamaraju;
- Itanhém;
- Itapé;
- Itapebi;
- Itapetinga;
- Itapitanga;
- Itaquara;
- Itororó;
- Jequié;
- Jucuruçu;
- Jussiape;
- Lafaiete Coutinho;
- Lajedão;
- Macarani;
- Manoel Vitorino;
- Marcionílio Souza;
- Medeiros Neto;
- Milagres;
- Mucuri;
- Nova Viçosa;
- Pau Brasil;
- Poções;
- Porto Seguro;
- Prado;
- Santa Cruz Cabrália;
- Santanópolis;
- Santa Inês;
- Sapeaçu;
- Teixeira de Freitas;
- Ubaíra;
- Ubatã;
- Uruçuca;
- Valença;
- Vereda;
- Vitória da Conquista;
- Wanderley
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana