Mundo Negro

Chocolatier fala sobre sua coleção natalina de bombons pintados à mão: “Os melhores ingredientes do nosso país”

Fotos: Divulgação

Inspirada pela técnica e beleza dos chocolates em um restaurante renomado, Saliza Martins Ferreira, resolveu trocar a confeitaria tradicional pela chocolataria artística. Ela começou a estudar e produzir bombons em casa, equilibrando a rotina intensa das cozinhas profissionais com sua crescente curiosidade pela arte do cacau.

Hoje, sua marca, Saliza Chocolates, que atua no Rio de Janeiro, combina ingredientes de alta qualidade com um toque de brasilidade e ancestralidade. Durante as festividades de fim de ano, a chocolatier vende uma coleção de bombons com temática natalina, disponíveis para encomenda online.

Notícias Relacionadas


“Nossos bombons são pintados à mão e feito com uma fina casquinha de chocolate bean to bar combinado aos melhores ingredientes do nosso país. O resultado traz um contraste perfeito de cores, sabores e texturas!”, conta Saliza em entrevista ao Guia Black Chefs e Mundo Negro.

Saliza também comenta como decide os ingredientes que usa na sua cozinha. “Escolher ingredientes que respeitam a terra e as pessoas é minha maneira de honrar minha ancestralidade e de apoiar outras comunidades que, assim como eu, buscam espaço e reconhecimento. Trabalhar com produtores que respeitam o meio ambiente e rejeitam práticas de exploração é uma forma de honrar essa história e transformar minhas criações em uma expressão de pertencimento”, afirma.

Leia a entrevista completa abaixo:

  1. Como começou sua jornada na gastronomia e o que a levou a se especializar em chocolates?

Em 2017 me mudei para o RJ, aqui comecei a trabalhar e estudar na área de Gastronomia, onde passei por algumas cozinhas profissionais trabalhando como confeiteira.

Meu primeiro contato com os chocolates artísticos foi através de um restaurante que admiro muito. Fiquei encantada com a técnica e pensei: “Será que consigo fazer isso?” A curiosidade me levou a estudar e, aos poucos, juntar dinheiro para investir nos equipamentos necessários enquanto conciliava os testes em casa com a rotina intensa de uma cozinha profissional.

Minha primeira encomenda veio de forma especial. Uma moça entrou em contato dizendo que sua mãe tinha visto fotos dos meus bombons e ficado encantada. No dia da entrega, foi a mãe quem me recebeu. Ao ver a caixinha, ela começou a chorar. Naquele momento percebi que além de estar fazendo o que amo, poderia levar afeto para outras pessoas em forma de chocolates.

  1. Qual é a principal diferença entre trabalhar com chocolate e confeitaria tradicional?

A principal diferença entre trabalhar com a chocolate e a confeitaria tradicional está no foco técnico e criativo de cada área. A chocolataria é especializada no trabalho com o chocolate como “ingrediente” principal, onde ele já é uma receita, o que exige o conhecimento sobre suas propriedades, como temperagem, cristalização e comportamento em diferentes condições. O chocolatier cria desde bombons até esculturas de chocolate, valorizando tanto a técnica quanto a apresentação estética.

Já a confeitaria tradicional envolve a preparação de uma variedade de doces e sobremesas. Apesar de o chocolate ser utilizado, ele é um dos ingredientes na criação de receitas, enquanto na chocolataria ele é o protagonista.

Além disso, a chocolataria requer uma atenção ainda mais cuidadosa ao controle de temperatura e umidade, pois o chocolate é muito sensível e se não for manipulado corretamente você pode perder todo o processo de produção.

  1. O Natal é uma época de grande demanda. Quais produtos especiais você preparou para este ano e como seus clientes podem fazer os pedidos?

Nossa coleção de bombons artísticos com temática natalina estão lindíssimos! Nossos bombons são pintados à mão e feito com uma fina casquinha de chocolate bean to bar combinado aos melhores ingredientes do nosso país. O resultado traz um contraste perfeito de cores, sabores e texturas!

Os pedidos podem ser feitos diretamente pelo site salizachocolates.com.br ou pelo WhatsApp 21 97181-3726.

  1. Como ser uma mulher negra empreendedora influencia sua trajetória e suas criações? Há uma conexão com ancestralidade ou cultura afro-brasileira no seu trabalho?

Minha trajetória como mulher negra empreendedora está diretamente ligada à minha identidade e às minhas raízes. Isso influencia não apenas as escolhas que faço como chocolatier, mas o propósito do meu trabalho. Escolher ingredientes que respeitam a terra e as pessoas é minha maneira de honrar minha ancestralidade e de apoiar outras comunidades que, assim como eu, buscam espaço e reconhecimento. Trabalhar com produtores que respeitam o meio ambiente e rejeitam práticas de exploração é uma forma de honrar essa história e transformar minhas criações em uma expressão de pertencimento.

  1. O que te inspira na criação dos chocolates e como você vê o futuro da Saliza Chocolates?

Minha maior inspiração vem da possibilidade de transformar o chocolate em uma experiência que encante o olhar e o paladar com muita brasilidade. No futuro quero alcançar ainda mais pessoas, levando o sabor e a riqueza do Brasil, continuando a valorizar nossos ingredientes e mostrando que é possível fazer chocolates de alta qualidade sem abrir mão de princípios éticos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile