
A cidade de Lagos parou para acompanhar mais um feito ambicioso de Hilda Baci. A chef nigeriana, de 28 anos, que em 2023 entrou para o Guinness World Records pela maratona culinária mais longa já registrada, reuniu milhares de pessoas para tentar cozinhar o maior prato de arroz jollof do mundo.
A receita chama atenção: 4 toneladas de arroz, 500 caixas de extrato de tomate, 600 kg de cebolas e 168 kg de carne de cabra, tudo preparado em uma panela de aço feita sob medida, com capacidade para 23 mil litros. Foram nove horas de preparo, sob o comando de Hilda e uma equipe com mais 10 chefs, que mexiam a comida com longas colheres de pau.
Notícias Relacionadas



Na hora da pesagem oficial do prato, quando a panela gigante foi içada por um guindaste, uma das pernas de apoio cedeu e o recipiente quebrou. Segundo a equipe da chef, imagens e vídeos do evento estão sendo reunidos para envio ao Guinness World Records, que poderá oficializar a tentativa. O organização chegou a desejar boa sorte a Hilda em suas redes sociais antes do evento.
Apesar do susto, o arroz não se perdeu e o prato foi distribuído em porções individuais para a multidão que acompanhava o evento.
Em entrevista à BBC Pidgin, Hilda destacou o orgulho por levar a cultura gastronômica da Nigéria ao mundo. “Nós [nigerianos] somos os gigantes da África, e o jollof é uma comida pela qual todos os africanos conhecem.”
O arroz jollof é um símbolo da culinária da África Ocidental, preparado com arroz, molho de tomate e acompanhamentos como carnes ou frutos do mar. Hilda Baci se tornou um nome de peso na gastronomia nigeriana ao vencer uma competição nacional de jollof em 2021 e, em 2023, cozinhar sem parar por 93 horas e 11 minutos. Atualmente, o recorde de maratona culinária pertence à australiana Evette Quoibia, com 140 horas e 11 minutos.
Notícias Recentes


