
A Casa do Benin, no Pelourinho, recebe de 23 a 25 de maio, Dia Mundial da África, o projeto Vivências em Músicas de Mbira, idealizado pelo músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos. A iniciativa promove uma imersão na tradição musical da África Austral, com oficinas dedicadas à mbira (pronuncia-se “imbira”), instrumento ancestral típico de Zimbabwe e Moçambique.
A programação inclui aulas na sexta (23), das 13h às 17h; sábado (24), das 9h às 12h; e domingo (25), das 15h às 17h, com encerramento marcado por uma apresentação pública no último dia. A data coincide com o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, reforçando a conexão histórico-cultural entre Bahia e o continente africano.
Notícias Relacionadas



Podem participar pessoas a partir de 16 anos, mesmo sem experiência musical. No encerramento, serão sorteadas duas mbiras do tipo nyunganyunga, confeccionadas artesanalmente em Maputo, Moçambique, especialmente para o projeto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário disponível no perfil @mbira.brasil.
Esta é a segunda edição do projeto, que estreou em Salvador há um ano. Agora, contemplado pelo PNAB-BA (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) 2025, o Vivências em Músicas de Mbira amplia seu alcance e circula por outras cidades. Além do Pelourinho, a oficina já passou por Santo Amaro, integrando o Bembé do Mercado, e segue para Porto Seguro (27 a 29/05, na UFSB), Escola de Música da UFBA (03, 05 e 06/06) e Casa da Música, em Itapuã (22 a 24/08).
Thon Nascimêmtos, idealizador do projeto, conheceu a mbira em vivências na África e durante seu doutorado em Música, Cultura e Sociedade na Unicamp. Sua trajetória acadêmica inclui ainda dois mestrados: Etnomusicologia (UFBA) e Ensino em Relações Étnico-Raciais (UESB). Atualmente, ele é docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde leciona no curso de Educação do Campo.
Notícias Recentes

