O TiKTok e AfroGames, primeiro centro de formação de atletas de eSports em favelas do mundo, anunciaram uma parceria inédita que tem como objetivo aumentar a sustentabilidade das ações do projeto na comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro. A iniciativa também visa dar suporte e oportunidades para uma nova geração de criadores gamers.
A primeira iniciativa da parceria foi a doação por parte do TikTok para substituição do sistema elétrico do centro de formação por energia solar, gerando economia financeira para o AfroGames e alinhando as atividades do centro de formação à Agenda 2030 da ONU com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, com foco em garantir o acesso às diferentes fontes de energia, principalmente as renováveis, eficientes e não poluentes.
“A parceria com o TikTok viabilizou um sonho antigo de sermos sustentáveis! Era o que faltava pra um projeto de tecnologia inédito no mundo como o AfroGames. Estamos levando o mundo bilionário dos games pra dentro da favela e, agora, com energia solar. A parceria não torna só sustentável nosso centro cultural no sentido da energia limpa e sustentabilidade, mas demonstra a preocupação da marca em apoiar um projeto que aposta no fomento e na ampliação de diversidade no universo de games.” afirma Ricardo Chantilly, diretor executivo AfroGames.
Além da substituição do sistema elétrico, o TikTok também vai dar suporte para os alunos que desejarem desenvolver a sua conta na plataforma e oferecer a oportunidade de participar de eventos da área e outros treinamentos ao longo do ano. A plataforma irá promover workshops para capacitar os alunos do AfroGames como criadores de conteúdo gamer no TikTok e gravar materiais para seus perfis pessoais e do projeto.
“O AfroGames atende uma grande diversidade de gamers, incluindo mulheres, negros, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIAP+. Um foco muito alinhado com os valores do TikTok, onde buscamos promover a conscientização, sustentabilidade e a abordagem de causas relacionadas a grupos sub-representados e comunidades das periferias. A parceria chega para reforçar a união com a comunidade gamer na plataforma, que vem se tornando um destino onde criadores de jogos conseguem alcançar novos públicos”, explica Handemba Mutana, líder do TikTok For Good no Brasil.