Depois de uma votação que incluiu mais de 300 nomes de profissionais negros do jornalismo, a CEO do Mundo Negro, Silvia Nascimento, integra a lista de 50 profissionais que escolhidos como + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.
O reconhecimento será entregue oficialmente durante cerimônia prevista para acontecer no dia 13 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo. Além da fundadora do Mundo Nego, nomes como o da jornalista da CNN, Basília Rodrigues, da jornalista de O Globo e Globo News, Flávia Oliveira e do fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, também figuram a lista dos TOP 50 jornalistas negros mais admirados pelo público.
A iniciativa do prêmio é uma realização do Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP. O objetivo é o reconhecimento de jornalistas negros e negras do Brasil e dos veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista, por sua contribuição histórica ao jornalismo brasileiro.
“Ganhar um prêmio com foco nos profissionais negros da minha área de atuação é muito especial. Nós existimos e não podemos falar em democracia sem falar de jornalismo, por isso a presença negra nesses espaços tem que se reconhecida e celebrada”, comentou Silvia Nascimento.
No primeiro turno da premiação, foram indicados 347 profissionais. No segundo turno, 118 jornalistas foram classificados para integrar a seleta lista dos TOP 50 Profissionais Brasil.