Saiba quem é Tiana Tukes, primeira mulher trans negra a alcançar destaque no mundo das finanças nos EUA

As mulheres negras desempenharam um papel fundamental na trajetória profissional de Tiana Tukes, primeira mulher trans negra a alcançar destaque no mundo das finanças nos Estados Unidos. Em entrevista à revista Essence, ela contou que iniciou a carreira no jornalismo, mas foi incentivada por um amigo a explorar o setor financeiro. Arlan Hamilton, fundador da Backstage Capital, foi um dos maiores defensores dessa mudança. A empresa de Hamilton é dedicada a apoiar start-ups lideradas por mulheres, pessoas negras e/ou que se identificam como LGBTQ.

Ao longo dos anos, Tukes ocupou cargos em áreas de investimentos, operações e parcerias em empresas de prestígio como Silicon Valley Bank, Plume Clinic, Sequoia Capital, Accenture e Spotify. Em 2022, ela cofundou a LGBT VC, uma organização global sem fins lucrativos dedicada a empoderar investidores LGBTQ, destacando-se como pioneira nesse espaço.

“Fiz essa escolha porque sabia que a indústria precisava de infraestrutura”, explica Tiana Tukes. “Sou negra, mulher e transgênero. Trabalhei nas principais empresas de empreendimentos, como Sequoia Capital, e conheço bem a competitividade do setor. Fundar a LGBTQ VC foi um trabalho de amor do qual tenho imenso orgulho.”

Enquanto liderava a organização, Tukes promoveu programas no gabinete do prefeito de Nova York, apoiando o emprego de verão para jovens, especialmente aqueles queer e trans, negros, de famílias de imigrantes e de baixa renda. Agora, ela leciona empreendedorismo no Spelman College como professora adjunta, considerando esse momento um “círculo completo”.

“Mulheres negras desempenharam um papel fundamental na minha carreira, e esta é minha maneira de retribuir. Os estudantes são a razão pela qual faço o que faço. Conheci jovens fenomenais que vão mudar o mundo,” conclui Tukes.

Comments