Após quatro anos de fundação, a Black Influence, anuncia um reposicionamento de marca. A agência é conhecida como uma das principais do mercado a priorizar o trabalho com criadores de conteúdo negros e agora anuncia mudanças na marca que apresentam seu reposicionamento como uma força impulsionadora do “trabalho community passiondriven” – um conceito que reflete o impacto de todo uma comunidade.
“A ideia é direcionar, principalmente para marcas, recomendações e direcionamentos criativos e de comunicação, letramento racial, media training, desenvolvimento e gerenciamento de ações internas e externas com foco em diversidade para dar suporte em seus processos e sensibilizar as equipes sobre temas importantes. É uma das formas que temos de provocar uma mudança, de dentro para fora nas empresas”, reforça Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence.
Além de celebrar os quatro anos da agência, o reposicionamento também representa uma virada significativa em sua abordagem. Silvestre conta que mergulhou na dualidade entre futuro e passado, encontrando inspiração na riqueza cultural dos antepassados africanos como orientação para as decisões presentes: “A Black nasceu para fazer parte da transformação do mercado publicitário. Para trazer novos olhares e narrativas e contar novas histórias com personagens que nunca tiveram destaque. Nascemos para transformar o futuro no presente. Black is the future”, celebrou.
O projeto de reposicionamento foi liderado por Vinicius Theodoro e Cristina Llanos, do Studio Tempo, em São Paulo, com direção criativa de Silvestre. A transformação abrange uma gama de elementos, incluindo novo enxoval de redes sociais, logotipo, site, slogan, posicionamento e manifesto. A nova abordagem também se manifesta na maior utilização do nome Black, sozinho, simbolizando uma conexão direta com a identidade da agência.
Uma das mudanças mais visíveis é o novo logotipo da Black Influence. Inspirada no design decolonial, a logo funde elementos visuais contemporâneos com influências ancestrais da arte africana. As referências incluem esculturas marroquinas Tamegroute, símbolos Adinkra do povo Akan em Gana e Costa do Marfim, o designer de móveis Cheick Diallo do Mali, esculturas de Romuald Hazoumé do Benin e o trabalho do designer gráfico nigeriano-americano Victor Ekpuk.
Ricardo Silvestre destacou a conexão cultural e artística no novo posicionamento: “É por meio dessa celebração, de símbolos e expressões artísticas dos nossos povos originários, que encontro a força nesse novo posicionamento. Ao refletir sobre o que espero do futuro da publicidade no Brasil, foi esse cenário de riqueza e diversidade cultural que enxerguei. Nossa nova identidade visual simboliza a mudança pela qual trabalhamos neste mercado”,”.
A agência também está expandindo seu portfólio e oferece serviços de consultoria. Essa abordagem inclui recomendações e direcionamentos criativos e de comunicação, letramento racial, media training, desenvolvimento e gerenciamento de iniciativas internas e externas focadas em diversidade. Essa ampliação de serviços visa oferecer suporte às marcas em suas jornadas de transformação e sensibilização.