Com o título de ‘Do Silêncio ao Silício’, o programa liderado pela administradora Danielle Marques, tem como objetivo conectar empreendedores da periferia com o maior polo de inovação do mundo, o Vale do Silício, localizado na Califórnia, EUA. A iniciativa é realizada em parceria com a Startse, uma das principais referências no mercado brasileiro de startups.
Ao todo, o programa selecionará dez jovens empreendedores negros que possuam um negócio já validado, ativo e com base tecnológica em qualquer segmento. Podem se candidatar moradores de qualquer cidade do Brasil, desde que tenha domínio da língua inglesa. Caso não tenha, um curso será disponibilizado, mas é importante que o participante tenha disponibilidade para estudar pelo menos 30 minutos por dia até a data da viagem.
Para efetuar a inscrição, que vai até 20 de fevereiro, basta acessar o site oficial, clicar em se inscrever e preencher o formulário. É necessário anexar um vídeo de até dois minutos no formulário, apresentando-se. Ao retornarem do Vale do Silício, os selecionados deverão ter disponibilidade para mentorear um empreendedor periférico como contrapartida da bolsa recebida.
Além das 10 bolsas integrais, a imersão no Vale do Silício irá arcar com os demais custos da viagem como: auxílio com o passaporte, visto, passagem, hospedagem e alimentação. Além de certificado, os selecionados participarão de uma imersão ao longo de uma semana, cujo roteiro prevê visitas aos polos das principais empresas de tecnologia do mundo. Nessas visitas, a partir de palestras, workshops, os jovens aprenderão novas estratégias, modelos de negócio disruptivos, tendências do mercado de trabalho e formas de gestão inovadoras para o desenvolvimento das suas carreiras como empreendedores, além de terem acesso a networking com altos executivos e players americanos com potencial de negócios e parcerias internacionais.
Também é possível apoiar o projeto. As faixas de contribuição para quem deseja ser um patrocinador do programa variam entre R$ 25.000 e R$ 500.000. A depender do aporte investido, o patrocinador receberá recompensas como ações de ativação, reels e stories durante a imersão, lives e uma palestra exclusiva ministrada por Danielle Marques, líder do projeto e administradora, especialistas em D&I e seus parceiros, Lucas Henrique, Evandro de Oliveira e Joyce Moraes.