Projeto Escola de Elisas oferece formação antirracista gratuita para educadores de todo o Brasil

O projeto Escola de Elisas está com inscrições abertas até o dia 5 de outubro para uma formação gratuita destinada a professores, gestores de todos os níveis de ensino, educadores sociais e demais indivíduos envolvidos em ambientes socioeducativos em todo o território brasileiro.

Com o tema“Formação para Educadores: Desconstruindo barreiras e construindo um futuro antirracista no agora”, o projeto, que tem parceria com a NIVEA, visa capacitar e inspirar profissionais da educação a promoverem práticas educacionais mais inclusivas e antirracistas.

A formação, que será ministrada de forma online, compreenderá cinco aulas formativas, cada uma com duração de duas horas. Para garantir uma experiência de aprendizado interativa e personalizada, cada aula será restrita a um máximo de cinquenta participantes. Ao concluir o curso, os participantes receberão certificados individuais, validando o curso como um programa de extensão especialmente voltado para professores.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher um questionário que coletará informações sobre sua atuação educacional, incluindo detalhes sobre as escolas onde trabalham e o número de alunos sob sua responsabilidade, entre outros aspectos.

Além do treinamento, todos os professores inscritos terão acesso exclusivo a um manual facilitador elaborado pelo Escola de Elisas, uma iniciativa inovadora do Laboratório de Tecnologia em Inovação Social Das Pretas, com sede em Vitória/ES. Este guia prático fornecerá um passo a passo do projeto, servindo como uma fonte de inspiração para a criação de projetos originais com base na metodologia do Escola de Elisas. O manual oferece orientações para o desenvolvimento de atividades e aulas que promovam uma educação diversificada e inclusiva em suas salas de aula.

A Formação de Educadores oferecida pelo projeto Escola de Elisas, tem como objetivo principal aprimorar o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os interessados em contribuir para a educação e o crescimento integral das comunidades negras. Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de uma educação antirracista no Brasil, capacitando educadores a cumprir as leis que garantem a igualdade e a inclusão em ambientes educacionais.

Luana Loriano, Head de Educação do Das Pretas, destacou a importância desta formação, afirmando: “O Escola de Elisas está vivenciando um momento especial, marcado por uma transformação significativa. No ano passado, atendemos exclusivamente a um grupo de 20 meninas negras, mas agora estamos ampliando nossa missão para incluir crianças de 8 a 12 anos, independente de gênero ou raça. Compreendemos o papel crucial dos educadores como agentes transformadores na promoção de uma educação antirracista, e é por isso que estamos oferecendo essa formação de dez horas, dividida em cinco aulas, ministradas por professoras especialistas, mestres e doutoras nos assuntos”.

A programação da Formação já está definida e abordará os seguintes temas em cada aula online:

  • 09/10 – “Construindo Futuros Inclusivos: Gestão Antirracista para Transformar Instituições”
  • 16/10 – “Desvendando Raízes e Desafiando Paradigmas: Racismo Estrutural e Desconstrução da Branquitude”
  • 23/10 – “Explorando Mundos Literários Diversos: Literaturas Africanas e Indígenas nas Escolas”
  • 30/10 – “Transformando Sociedades a partir da Sala de Aula: Políticas Afirmativas e Inclusão”
  • 06/11 – “Transformando Educadores em Agentes de Mudança: Como ser um educador antirracista”

Esta formação representa um desdobramento importante do projeto Escola de Elisas 2023, apoiado e patrocinado pela NIVEA, empresa que também patrocinou o lançamento da Cartilha Antirracista Escola de Elisas. Diante do sucesso da cartilha e da crescente demanda dos professores na edição anterior do projeto, o Das Pretas decidiu ampliar seu impacto para incluir também os educadores, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na promoção da educação antirracista.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de outubro e podem ser realizadas no site do Sympla (CLIQUE AQUI).

Comments