PretaHub leva 5 empreendedores brasileiros negros ao 27° Festival Petronio Álvarez na Colômbia

Com o intuito de promover um intercâmbio entre cultura e afroempreendedorismo, além do estímulo do turismo afro, a PretaHub, por meio do Festival Feira Preta, participará da 27ª Edição do Festival Petronio Álvarez. Na ocasião, 5 empreendedores brasileiros negros, que já participaram do Afrolab – projeto de apoio e aceleração para negros e indígenas – irão para Cali, na Colômbia.

Este é o terceiro ano que a Feira Preta vai à Colômbia. Em 2022, a delegação contou com a participação de cinco empreendedores que comercializam produtos de moda, acessórios e cosméticos, e venderam cerca de 100 mil reais. Além disso, estes participaram de atividades como desfile de modas, palestras e lançamento de livros. O evento também contou com a apresentação da Banda Ilê Ayê.

O intercâmbio permaneceu com a vinda da comitiva colombiana para o Brasil e mais de 30 integrantes participaram do Festival Feira Preta, evento de cultura negra, que aconteceu entre os dias 04 e 05 de dezembro, em São Paulo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e pela Feira Preta, praticamente nove em cada dez pessoas negras no Brasil demonstram interesse no tema empreendedorismo. O levantamento também mostra que esse é o maior sonho dessa parcela da população – um em cada quatro entrevistados afirmaram que seu maior sonho é ter ou até mesmo ampliar o próprio negócio.

Foto: Isabella Lyra

Segundo Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, essa oportunidade  expande o afroturismo e o afroempreendedorismo internacional. “O Festival Feira Preta é uma ponte para que esses profissionais ampliem seus negócios. Esse é um dos principais fatores na mudança estrutural do mercado. O Brasil é um dos países da América Latina que mais atua em questões raciais. Daí a importância da promoção desse intercâmbio que promove criações, avanços e modelos de negócios além de criar um ambiente favorável para a população negra sair do empreendedorismo por necessidade”, afirma Adriana.

Os empreendedores selecionados que participarão do festival na Colômbia são: Pretapretin Ubuntu, Chinua Acessórios e Moda Casa, Atelier Camila Loren, Santa Thereza Design e  Woolmay Mayden Brand.  Esse ano, além do estande com os empreendimentos brasileiros, também haverá a promoção de um desfile de modas e um painel chamado Festivales de Cultura negra: identidad, creatividad y empoderamiento económico com Daniel Manjarrés, Assessor de Relações Institucionais da PretaHub/Festival Feira Preta, Flip Couto, Diretor Criativo da Festa Amem, Jaqueline Fernandes, Diretora do Festival Latinidades, e Ana Copete, Diretora do Festival Petronio Álvarez.

Durante a programação, também haverá o lançamento da Plataforma Global de Festivais  Afro Culturais, idealizado pelo Festivais Feira Preta e Petronio Álvarez, com o intuito de conectar eventos e festivais de cultura negra do mundo, proporcionando aos seus gestores uma comunidade segura para troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas de gestão de festivais, conceito, programação, governança, modelos de negócios, públicos, comunicações, uso de tecnologias, empreendedorismo e muito mais.

Assim como a Feira Preta, o Petronio Álvarez promove encontros e contribui com o resgate da cultura tradicional de toda uma comunidade.

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