Na tarde da última segunda-feira (3) o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com representantes de 15 organizações que promovem o afroturismo no Brasil durante a WTM América Latina, uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do continente, em São Paulo.
Durante o encontro, Marcelo Freixo assumiu o compromisso de firmar parceria com as organizações para promover o segmento internacionalmente. Um dos mercados de maior potencial é o dos Estados Unidos. Freixo ainda declarou que o afroturismo será tratado como prioridade.
“Nós criamos uma coordenação que vai tratar o afroturismo como prioridade. A partir de agora vamos estabelecer ações integradas com quem atua no segmento para tornarmos nossos destinos mais competitivos”, declarou o presidente.
O evento foi organizado por Carlos Humberto Silva, fundador e CEO da empresa Diáspora Black, um agregador de serviços de turismo com foco neste segmento. “Que este seja um momento de virada para que o afroturismo seja tratado como um motor do desenvolvimento do turismo no Brasil”, afirmou.
Carlos Humberto explicou que, apesar da falta de apoio de políticas públicas, dezenas de organizações que promovem o afroturismo se desenvolveram em todo o país nos últimos anos. “Nós conseguimos avançar muito com pouco apoio, isso mostra como o fomento pode alavancar essas iniciativas que se baseiam nas histórias e memórias da diáspora negra do Brasil”, disse Carlos Humberto Silva.