Pesquisa aponta que 89% das empresas trabalham a questão racial em seus programas de Diversidade e Inclusão

Um estudo realizado pela Blend Edu, HRtech e ESGtech especializada em diversidade e inclusão do Brasil, mostrou que 89% das empresas trabalham a questão racial em seus programas de Diversidade e Inclusão. Nomeada de “Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022”, a pesquisa está em sua segunda edição.

Dados da pesquisa mostram que as questões de gênero ficam em primeiro lugar na lista de prioridades das empresas que trabalham a D&I, representando. 95%, e que o tema raça vem logo atrás, ocupando o segundo lugar.

A pesquisa foi feita com 117 companhias nacionais e comparada com os dados coletados em 2020, quando a primeira pesquisa foi realizada, nota-se que temas como diversidade de gênero e de idade tiveram aumentos positivos dentro das organizações. A pauta LGBTQIA+ saltou de 68% para 86% e a geracional foi de 23% para 42%.

Apesar de representar a maioria da população brasileira, sendo 56% de acordo com o Ultimo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra ainda possui a menor média salarial quando comparada com pessoas brancas. Ela é 45% menor, de acordo com Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad).

 

Comments