Performance: o que o seu cérebro tem a ver com isso?

Texto: Camilla Mamede

Você tem um poder incrível nas mãos, ou melhor, na cabeça. O seu cérebro, essa entidade enigmática, é a chave mestra da sua performance em todos os aspectos da vida. Você pode vê-lo como um laboratório em constante evolução, onde cada pensamento, cada aprendizado, reformula a sua capacidade de atuar e reagir no mundo.

Tudo isso se deve à neuroplasticidade, essa característica notável do seu cérebro, simboliza a sua habilidade de se adaptar e se remodelar. Isso significa que você, sim, você, é capaz de aprender constantemente, de crescer e de melhorar suas habilidades ao contrário do que diz a ‘Síndrome de Gabriela’.

Agora, pense na sua atenção e na sua memória. Elas são essenciais para a sua performance. Quando você se concentra, está direcionando os recursos do seu cérebro para maximizar a eficiência em uma tarefa específica. E a sua memória, ela é o seu tesouro pessoal, armazenando conhecimentos e experiências que guiam as suas decisões.

A grande realidade é que você, assim como eu, é um conjunto de memórias respondendo ao presente.

É crucial entender como o seu cérebro determina o seu nível de performance. Em primeiro lugar, o cérebro é responsável pela regulação das suas emoções. As emoções, como você sabe, têm um impacto significativo na forma como você se comporta e reage às situações. Quando você está ansioso ou estressado, por exemplo, seu cérebro pode ter dificuldade em se concentrar e tomar decisões, prejudicando sua performance. Em contrapartida, sentimentos positivos podem melhorar a sua capacidade de resolver problemas e pensar de forma criativa.

Além disso, o cérebro controla a sua motivação, que é um fator crucial para qualquer desempenho. A motivação vem do sistema de recompensa do cérebro, regulado por alguns neurotransmissores, entre eles, o principal é a dopamina.

Quando você está motivado, seu cérebro está mais engajado e focado, o que leva a uma performance melhor.

Outro ponto importante é como o seu cérebro lida com o estresse e a pressão. Em momentos de alta pressão, o cérebro pode ativar o ‘modo de sobrevivência’, o que pode ser útil em situações de curto prazo, mas prejudicial se mantido por longos períodos. Aprender a gerenciar o estresse é fundamental para manter um alto nível de performance.

Por fim, a neurociência demonstra amplamente que o sono tem um papel vital na performance. Um cérebro bem descansado toma decisões mais acertadas e mantém o foco com mais facilidade.

Sendo assim, aqui estão as coisas que você não pode esquecer:

1. Busque compreender e responder de forma adaptativa as suas emoções;
2. Mantenha-se motivado, sem ela, não tem disciplina que dê conta da vida.
3. Regule o seu sono, quem não dorme não performa, e ainda tem grande chance de xingar alguém na rua, outro dia falamos disso, ok?

Não perca os próximos artigos, vou falar sobre cada um desses aspectos a fim de te fazer elevar sua performance.

Nunca esqueça, a ConsCiência muda tudo!

Até mais.

Conheça a Camilla Mamede

Camilla Mamede é uma profissional multifacetada, com Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, Engenharia de Produção e Segurança, além de possuir Especialização em Neurociências e Comportamento.

É CEO da Tangibiliza, uma consultoria e Escola de Soft Skills, cujo objetivo é materializar e potencializar habilidades e competências.

Atua há mais de 15 anos em diversas empresas, impactando profissionais de diversas áreas com suas aulas, palestras, workshops, skill games e mentorias. Seu foco principal está na formação de novas lideranças e no desenvolvimento de habilidades para elevar a performance pessoal e corporativa.

No contexto educacional, já atuou nas maiores instituições de educação do Brasil, como SENAI, YDUQS, ESPM, Grupo Eleva e Descomplica Faculdade Digital.

É uma das ganhadoras do PowerList 2023 e colunista do site Mundo Negro, o maior portal de conteúdo para negros do país.

Camilla também tem marcado presença em importantes eventos, sendo painelista em um evento da ONU em parceria com a Casa Firjan sobre mulheres na STEM, no Rio2C e no CASE 2022, consolidando sua relevância no campo da Educação, Liderança e Performance Corporativa.

Comments