Oliver Press assina compromisso com o Pacto Global da ONU para engajar 50% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030

A empresa Oliver Press, formada por uma equipe 100% de mulheres e mais de 50% autodeclaradas pretas, assinou o compromisso de implementar os Dez Princípios voltados aos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção no Brasil – além de aderir ao movimento “Raça é Prioridade”, uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil em parceria com o CEERT e ONU Mulheres, que tem como ambição alcançar 1.500 empresas comprometidas em ter 50% de pessoas negras em posição de liderança até 2030.

A assinatura ocorreu durante o evento “Inclusão Digital e Financeira no Brasil: Uma Perspectiva Interseccional do Sul Global”, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (16), que reuniu a maior delegação brasileira de CEOs e representantes do setor público e privado.

“Este é dos momentos mais importantes para a nossa empresa. Assinar o compromisso com o Pacto Global da ONU reforça um propósito que já aplicamos desde a fundação da nossa agência, há oito anos, cuja importância é dar protagonismo a uma equipe de mulheres multirraciais em todos os cargos hierárquicos da empresa”, declara Juliana Oliveira, CEO da Oliver Press.

Foto: Arquivo pessoal

De modo geral, os Dez Princípios farão parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas da agência, além do envolvimento em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao integrar o Pacto Global, a empresa se compromete a reportar anualmente o seu progresso em relação aos Dez Princípios. A iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade e as empresas que quiserem fazer parte podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.

Sob o tema “Inovação e mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, o evento discutiu como o setor privado pode acelerar a igualdade de gênero e desbloquear a liderança, a mudança tecnológica e a inovação para enfrentar os maiores desafios do mundo. O encontro foi um chamado para engajar empresas a tornarem os campos da Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM, em inglês) inclusivos e diversos, especialmente para as mulheres.

“Estive na ONU de Nova York pela primeira vez em setembro do ano passado. Foi uma data marcante porque, como CEO da Oliver Press, estive entre a maior delegação de CEOs e executivas e executivos negros do Brasil – o que me marcou bastante. Depois pude conhecer a sede em Genebra, na Suíça, e agora retorno à Nova York, desta vez como uma das empresas signatárias. Como uma empresária negra e da área de comunicação, esse momento é um grande marco na minha vida pessoal e profissional”, finaliza Juliana.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

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